Administração realiza reunião com transportadores de alunos

Na quinta-feira (07), a Secretaria da Educação de Saudades reuniu os proprietários e motoristas do transporte escolar no município. Foram discutidas as prerrogativas da Lei que instituiu o transporte, bem como os deveres e direitos e responsabilidades de todos, sendo Prefeitura, transportadores, pais e alunos.

Conforme informações do Secretário da Administração, Rogério Sehnem, na reunião foram definidos os trajetos dos ônibus, que ficaram iguais ao do ano passado, com exceção da Linha Santa Terezinha que, por ter a escola fechada, sofreu  algumas modificações em relação ao trajeto do ano anterior.

Ainda, ficou acertado que o valor pago por quilômetro será o mesmo do ano anterior, sendo que foram explanadas questões sobre a importância da manutenção dos veículos em perfeitas condições de trafegabilidade, sendo que esta conservação é de responsabilidade dos motoristas.

Rogério acrescenta ainda que foram discutidos durante a reunião, sobre os direitos e deveres dos alunos, onde a administração atentou também sobre a questão do licenciamento e regularização dos veículos, sendo que os motoristas, de forma unânime, se mostraram parceiros.

Segundo a Secretária da Educação, Zeli Vergues Stein, a reunião serviu para preparar e esclarecer aos motoristas sobre como será conduzido o transporte nesse ano. "Quando começa o ano letivo, começa o ano escolar. Muda algum aluno, que estudava de manhã e agora vai de tarde, por exemplo, então tem que adaptar o transporte conforme as necessidades", explica.

Zeli aproveita a oportunidade para pedir aos pais e alunos que tenham um pouco de paciência e ao mesmo tempo colaborem com a organização do transporte escolar. "Pedimos para que a população compreenda que estamos adaptando o transporte conforme as necessidades para o início das aulas", complementa a Secretária.

O Transporte Escolar-serviço instituído pela lei 10.154/86, regulamentado pelos decretos 23.123/86 e 23.747/87 e pela portaria 118/98 – é uma modalidade de transporte coletivo privado que transporta crianças e jovens entre sua casa e a escola. O credenciamento observa uma série de requisitos que visam garantir a segurança das crianças, de acordo com as regras do Código Nacional de Trânsito (arts. 136 a 139, da Lei 9.503/97), além da legislação do seu município.