Administração Municipal e Cooperitaipu discutem parcerias para o município de Saudades

Na tarde de quarta-feira (20), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve reunido com o presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, a fim de discutir parcerias a serem desenvolvidas no município. Estiveram ainda presentes, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o Presidente da Câmara de vereadores Everson Jandrei Weber, o Secretário da Agricultura Jacitno Kreutz, o Gerente do Departamento Técnico da Cooperitaipu Fernando Rohr e também representantes da comunidade da Linha Solteiro, Edgar e André Stein.

O presidente da Cooperitaipu destacou que a mesma está pleiteando, junto à Coopercentral Aurora, a instalação de 100 aviários na região. Arno sinalizou que gostaria que em Saudades fossem construídos um bom número destes aviários. Ele disse ainda que o município está numa situação privilegiada geograficamente, facilitando o escoamento do produto.

Para que isso se torne viável, tanto Arno quanto Daniel foram enfáticos em afirmar que os licenciamentos ambientais devem ser feitos pelo município, a fim de agilizar os processos. "Se for possível realizar o licenciamento dentro do município, a Cooperitaipu com certeza será parceira da prefeitura, inclusive na questão de pessoal para ajudar nesses licenciamentos, pois temos uma boa equipe técnica", enfatizou Pandolfo.

O vice-prefeito Sadan, por sua vez, destacou a importância da melhoria de renda dos agricultores, possibilitando uma maior viabilidade para a sucessão familiar no campo. Neste sentido, Sadan citou a possibilidade de as famílias, com a construção de aviários, estarem consorciando atividades, com o gado leiteiro, por exemplo.

Para o prefeito Daniel Kothe, a questão da viabilidade da atividade avícola nas propriedades rurais deve ser avaliada, para a atividade se tornar lucrativa. Um dos fatores defendidos pelo prefeito é de que a mão-de-obra empregada na atividade seja familiar, sem necessidade de tercerizá-la. "As atividades no campo têm que gerar lucro para garantir a sucessão familiar e, neste sentido, o lucro é a remuneração da mão-de-obra", frisou.

Daniel propôs ainda, à Cooperitaipu, a construção em parceria de uma estação de tratamento de água, para os moradores da Linha Solteiro. A captação deverá ser feita no Rio Saudades e a para a estação de tratamento foi sugerida uma estrutura que tenha vazão de, no mínimo, 10 mil litros/hora.

A melhoria da questão de fornecimento de água para a comunidade resolve dois problemas, segundo o prefeito. "É uma forma de resolução da questão do abastecimento para garantir um aumento na produção e também garante água potável às famílias residentes no local, garantindo uma obra de cunho não só econômico, mas também social", aduziu.

Assim, tanto os representantes da Administração Municipal quanto os da cooperativa levantaram a possibilidade de estar buscando interessados, no município para fazer um levantamento de possíveis produtores que queiram estar iniciando ou ampliando a atividade avícola. "Temos que fazer um estudo técnico para garantir que esta atividade gere lucro para o agricultor", acrescentou Daniel.

Ampliação das atividades no Distrito de Juvêncio

Na oportunidade, foi discutido também sobre a ampliação das atividades da Cooperitaipu no Distrito de Juvêncio.