Novo programa de incentivo ao agricultor será implantado em Saudades

Aconteceu na tarde de sexta-feira (01), tendo como local a Câmara de Vereadores do município de Saudades, a abertura dos trabalhos e também a primeira reunião do ano do conselho municipal de agricultura. O encontro foi coordenado pelo Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, tendo a participação do prefeito Daniel Kothe, vice Osmar Prestes (Sadan), vereadores e conselheiros. Ainda estiveram participando da reunião o deputado federal Marco Tebaldi, o presidente da Cooperitaipú Arno Pandolfo, o Gerente técnico Fernando Rohor e o gerente da Unidade de Saudades, Marcelo Wiebeling.

Durante a oportunidade, Pandolfo falou sobre as cotas de aviário que estão sendo disponibilizadas para os agricultores interessados no município de Saudades, reiterando a parceria com a administração municipal. Arno destacou ainda a importância destes investimentos, pois gera um impacto positivo no movimento econômico. O deputado Tebaldi, por sua vez, falou sobre uma emenda de sua autoria, que estará disponibilizando R$ 100 mil ao município para a aquisição de equipamentos agrícolas.

O prefeito Daniel Kothe, em seu pronunciamento, fez um breve apanhado das ações que já estão sendo desenvolvidas pela administração. "Queremos atender a população cada vez melhor", frisou. Falou também sobre a necessidade de investir em ações que venham em benefício do agricultor, de forma direta e indireta.

Daniel expôs também a situação econômica do município, citando em especial as cifras destinadas à agricultura para 2013. "Queremos discutir uma proposta nova de incentivo, com o objetivo de torna-la acessível a todos os agricultores que possuem o bloco de produtor rural", disse, pedindo ainda a participação da comunidade para dar opiniões e formular essa nova política de incentivo.

O vice-prefeito Sadan mencionou a necessidade de serem criados programas destinados à agricultura que tenham realmente efetividade e eficiência. "Temos que fazer uma administração com transparência e participação, voltada à resolução dos problemas", mencionou.

Para o Secretário da Agricultura Jacinto José Kreutz, o debate serviu para dar os rumos da nova política de incentivo ao agricultor, a ser implantada no município. Jacinto ainda destacou a grande presença dos conselheiros, que aprovaram unanimidade a proposta apresentada..

"Esse novo programa vai permitir a socialização dos recursos destinados aos incentivos ao agricultor, onde mais de 400 famílias que antes não recebiam incentivo (produtores de fumo, grãos, gado de corte, hortifruti e outros), agora passarão a ter esse direito", aduziu o Secretário.

Ainda conforme Jacinto, a ideia é realizar um  cálculo do benefício destinado a cada produtor, que seje proporcional ao movimento econômico do mesmo, baseado na prestação de contas do bloco de produtor rural. "O cálculo será feito de conforme o movimento econômico do produtor,sendo referencia o ano anterior, estimulando assim a emissão de notas fiscais, beneficiando consequentemente município e produtor rural, de forma conjunta", finalizou Jacinto.