Qualidade sustentável – Comunidade da Linha Jacutinga é beneficiada com água potável

Visando melhorar a qualidade de vida dos munícipes saudadenses, a atual administração vem desenvolvendo uma série de ações para dar mais dignidade e qualidade de vida às famílias. Dentre essas ações, uma de destaque é a estação de tratamento de água concluída na Linha Jacutinga, interior de município.

Neste sentido, foi realizada na noite de quinta-feira (28), uma importante reunião entre moradores da comunidade, Samae e administração municipal. Na oportunidade, se fizeram presentes, além do prefeito Daniel Kothe, o Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, diretor do Samae João Brancher e vereador Vilmo Elpídio Höhn.

Iniciando o encontro, João explicou a forma como serão organizados e desenvolvidos os trabalhos da comunidade, bem como citou a importância da obra para melhoria das condições de vida dos moradores. Explanou ainda a forma como será feito o cadastramento dos moradores junto ao Samae, além de outros procedimentos como, por exemplo, ligar para o serviço em caso de necessidade urgente.

O vereador Vilmo também pronunciou-se, lembrando que o projeto executado havia sido proposto por ele há 4 anos. "Era uma exigência da comunidade, importante para as pessoas. Era um compromisso assumido pela administração, visando suprir as necessidades básicas para melhoria da qualidade de vida", destacou.

O prefeito Daniel falou da importância em levar água potável a todas as famílias. "Essa é uma água de excelente qualidade, portanto, não precisa haver preconceito pelo fato de ser tratada. Para se ter uma ideia, mais da metade da população mundial consome água tratada de rios", citou.

A estação, que tem capacidade de 5 mil litros por hora, foi montada pela prefeitura municipal, sendo que será mantida pelo Samae. Em contrapartida, os moradores pagarão uma taxa básica de uso, para tornar o projeto sustentável. A taxa mínima cobrada hoje é de R$ 23,88 que permite um consumo de 10 mil litros.

"Essa obra permite um trabalho social igualitário, independente de classe social, pois vocês terão acesso a uma água de qualidade igual aos moradores da cidade", reforçou Daniel. Todos os moradores aprovaram a ideia em ter o Samae como entidade mantenedora da estação e, em troca, ajudar nas despesas com o pagamento da taxa mínima.

O prefeito manifestou ainda o interesse em futuramente ampliar a estação, já que a água é suficiente para isso. Outro ponto destacado é a construção de mais duas estações de tratamento no interior e outra na cidade, para garantir o acesso à água potável a todos.