Sintraf de Saudades realiza assembleia

Aconteceu na quinta-feira (28), a assembleia do Sintraf em Saudades. Na oportunidade, além dos agricultores associados, estiveram ainda presente lideranças sindicais, presidente da Cooperhaf Liane Vitali Kothe, Deputado Estadual Dirceu Dresch e prefeito Daniel Kothe.

Conforme explica o presidente do Sintraf de Saudades, Cléo Antônio Henn, a assembleia teve por objetivo cumprir um roteiro de reuniões que está sendo realizado nos sete municípios de atuação do sindicato.

Ainda, na oportunidade, foram discutidas pautas como a 9ª Jornada de Lutas da Agricultura Familiar, preparação para o 6º Congresso do Sintraf de Pinhalzinho e Região, 4º Congresso da Fetraf Sul. Nesse dia, também foi feito um balanço das atividades realizadas no ano de 2012, sendo discutidos ainda alguns temas de interesse, por exemplo a questão de habitação rural, novo código ambiental brasileiro, cadastro de previdência social, entre outros.

Um ponto destacado por Cléo ainda foi quanto às políticas para compra de terra. Segundo o presidente, o programa passou por algumas modificações, como redução do juro. Nesse caso, foi discutido sobre uma portaria do governo que permite a renegociação das dívidas antigas do programa, até o dia 28 de março.

A presidente da Cooperhaf Liane Vitali Kothe parabenizou o sindicato pela iniciativa, ressaltando que mais de 300 famílias na região de Pinhalzinho já foram contempladas com casas novas. "Estamos estudando novas formas para fazer os projetos de habitação, que ainda necessitam de uma formatação", disse.

Liane citou ainda a dificuldade em conquistar esses benefícios à agricultura familiar. "É importante destacar a força de vocês que acreditam no Sintraf e fortalecem essa entidade", reforçou.

Para o Deputado Estadual Dirceu Dresch, a agricultura familiar precisa buscar novas parcerias para ter um tratamento diferenciado pelas políticas públicas, optando preferencialmente por modelos sustentáveis. "É uma questão importante quanto à preservação dos recursos naturais, em que cada um tem que fazer sua parte, pois sem água não produzimos", frisou.

Dresch fez ainda um apelo aos agricultores que preservem áreas estratégicas, como por exemplo as margens dos rios. O parlamentar fez ainda uma breve explanação sobre o novo código ambiental, destacando os avanços importantes conseguidos na nova lei.

Para o prefeito Daniel Kothe, este ano será de grandes desafios, onde a administração, em especial, está dando uma maior atenção aos setores básicos do município, como saúde, educação e DMER.

Por fim, Daniel parabenizou o Sitraf pela iniciativa, destacando ainda a importância do sindicato para os agricultores da região. "O Sintraf sem dúvida presta serviços que são de interesse do público, vindo de encontro às necessidades da comunidade", finalizou.