Governo Federal viabilizará a Santa Catarina Ferrovia da Integração

Com a presença dos ministros dos Transportes e do Planejamento, Sergio Passos e Mirian Belchior, governador reeleito de Santa Catarina Raimundo Colombo, parlamentares estaduais e federais, além de diversas lideranças regionais, foi assinado, na quarta-feira (15), em Chapecó, o contrato  e  a  ordem de serviço dos estudos técnicos da Ferrovia da Integração.

A obra ferroviária ligará o Extremo Oeste aos portos do litoral, cortando o estado catarinense de leste a oeste, seguindo o traçado das BRs 282 e 480. O ato aconteceu às 9:30 horas, no Centro de Eventos da capital do oeste.

Conforme o Deputado Estadual reeleito, Dirceu Dresch, este é um momento histórico, que constituirá um marco  para Santa Catarina. “A definição da empresa que fará o projeto mostra que a obra  é prioridade para o governo federal. Como coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, estou muito satisfeito por que estamos colhendo o fruto da união do setor político e produtivo  e vamos dar o primeiro passo para a concretização de uma grande obra, que será em breve a mais importante para Santa Catarina”, diz o deputado.

O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal reeleito Pedro Uczai, defendeu que o traçado garanta uma velocidade de 80 a 100 quilômetros por hora. “Isso servirá para viabilizar não somente o transporte de cargas, mas também de passageiros”, resume.

O ministro Paulo Sérgio Passos disse que o estudo de viabilidade é que vai indicar o traçado. O governador Raimundo Colombo também disse que não tem preferência por trajeto. “O traçado tem que ser definido por critério técnico”, afirmou.

De acordo com o prefeito licenciado de Saudades, Daniel Kothe, que também esteve prestigiando o evento, ações e investimentos como este mostram que o Governo Federal está pensando em soluções e melhorias à longo prazo para o país. “Isso mostra a preocupação do governo para com o futuro do Brasil. Com certeza, é um investimento que vai atrair mais empresas para a região, gerando renda, empregos e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destaca.

Ainda conforme Daniel, a ferrovia possibilitará um desafogamento das rodovias, principalmente na BR 282, facilitando o fluxo de veículos. “Isso ajudará muito no escoamento da produção do oeste para o litoral, bem como facilitará o transporte de insumos à região”, conclui Kothe.

O edital de concorrência havia fixado como valor de referência R$ 68,7 milhões e o consórcio vencedor, que é liderado pela empresa catarinense Prosul, apresentou proposta 32% menor, fechada em R$ 46,5 milhões.

O consórcio terá 22 meses para executar o serviço que inclui  Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia.