10º Encontro das Mulheres Camponesas de Saudades reúne grande público

Apesar da chuva intensa que caiu durante praticamente todo o sábado (09), o Salão de Linha Fátima, interior de Saudades, lotou com a presença de várias mulheres do município, que estiveram participando do 10º Encontro das Mulheres Camponesas.

Na oportunidade, fizeram-se presentes várias autoridades, entre elas, a representante do Movimento das Mulheres Camponesas, Elise Henn; Padre Geraldo Tecchio; representante da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, vice-prefeito Osmar Prestes e esposa Zenaide, prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, além da presença da deputada estadual Luciane Carminatti.

Iniciando o encontro, as organizadoras falaram sobre o Dia Internacional da Mulher, relatando um pouco de história sobre a data, além de apresentar as conquistas obtidas durante diversos anos de muitas lutas. Foi explanado também sobre os 30 anos de organização do MMC, onde fez-se um resgate das vitórias obtidas durante toda essa caminhada.

Após, o Padre Geraldo Tecchio fez seu pronunciamento, deixando uma palavra de fé e parabenizando a organização do encontro. "Quando um movimento se organiza, ele consegue conquistar o que tanto sonhou", disse.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), parabenizou todas as mulheres pelo passagem do dia. Disse também que a mulher está ocupando seu espaço na sociedade, citando o exemplo da presidente Dilma Rousseff. Elogiou também o movimento e a iniciativa de reunir as mulheres. "Movimentos como esse servem para mudar o mundo para melhor", resumiu.

A vereadora Marilise Warmling, falando em nome da Câmara, falou que esse dia deve ser um momento de reflexão, para discutirmos sobre a importância dos movimentos sociais e as lutas. "Temos vários desafios como mulheres, inclusive na política. Devemos somar o valor de homens e mulheres, despertando o valor de cada um e cada uma", frisou.

Para o prefeito Daniel Kothe, o Movimento das Mulheres Camponesas tem suas raízes construídas por lutas em razão de políticas públicas, fundado na família. "Quem sonhava que há 20 ou 30 anos teríamos uma mulher como presidente da República?", indagou. "Só isso fala por si que o Brasil avançou muito nos direitos das mulheres", aduziu.

Daniel falou ainda que este é um momento de comemorar conquistas, mas também olhar para a frente e ver os desafios para o futuro. "Temos que lutar por melhorias em todos os setores, para auxiliar homens e mulheres", argumentou.

A primeira dama Liane Vitali Kothe, ao deixar sua mensagem, iniciou dizendo que as mulheres podem ser resumidas com uma palavra: persistência. Citou ainda as lutas desde a antiguidade até os dias atuais, citando o exemplo do direito em votar, melhorias no salário e em políticas públicas. "A autoridade máxima do nosso país é uma mulher", lembrou.

Liane disse ainda da necessidade em continuar lutando e buscando cada vez mais melhorias nas condições de vida de todas as mulheres brasileiras. "Apesar de todas essas conquistas e espaços que conseguimos, temos muitas tarefas no nosso dia a dia, muitas responsabilidades", finalizou, dizendo que "a mulher é um ser divino porque gera a vida".

Para a Coordenadora do MMC, Elise Henn, este é um momento histórico de resistência, lutas e mudanças. "A atuação de todas as mulheres trouxe avanços significativos. Temos que continuar nossas lutas por direito e igualdade", disse.

Ministrando uma palestra que envolveu diversos assuntos, a deputada Luciane Carminatti disse da importância da participação da mulher na sociedade. Relembrou ainda um pouco da sua história de vida e trajetória na política e vida pública.

Luciane disse ainda da importância das lutas sociais e conquistas obtidas juntamente com outros companheiros. "Não nascemos para deixar o medo tomar conta da gente", resumiu. Ressaltou ainda a importância na participação das mulheres na política, pedindo engajamento de todas para que participem e lutem por seus direitos. "Quando uma mulher assume uma função na sociedade, ela não deixa de ser mãe ou esposa", mencionou.

Finalizando, Luciane falou da necessidade em continuar com as lutas, visando melhorias não só para as mulheres, mas para todos, indistintamente. "A nossa vida melhorou muito nos últimos anos, mas algumas coisas ainda precisam melhorar", concluiu.