Sintraf de Pinhalzinho e região promove 6º Congresso em Saudades

Aconteceu na quarta-feira (13), nas dependências da Casa de Formação Paroquial de Saudades, o 6º Congresso do Sintraf de Pinhalzinho e região. Participaram lideranças locais e regionais, além de delegados do sindicato dos 7 municípios de abrangência.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito de Saudades Osmar Prestes (Sadan), disse da satisfação em fazer parte do congresso, dizendo ter orgulho em ser filho de pequenos agricultores. "Que hoje seja um dia de trabalho, que traga muitos encaminhamentos para o sucesso no futuro", disse. Complementando, Sadan mencionou a importância em manter o homem no campo.

O representante do legislativo pinhalense, Erni de Camargo, falou que "este não é um dia só de debate, mas a expectativa de construção, como em toda a trajetória do sindicato". Parabenizou ainda todos que participam, colaborando com a organização e as discussões do sindicato na região. Ainda estiveram presentes os vereadores Alécio Jahnke (Saudades), Olinto Ficagna (Serra Alta), Carlos Hohn (Nova Erechim e Marcos Hentz (Sul Brasil).

O presidente do Sintraf em Saudades, Cléo Henn, mencionou o fato do congresso ser de grande valia para a tomada de decisões futuras. "Todos são de grande valia", resumiu, desejando ainda uma boa estadia a todos no Vale da Hospitalidade.

O Deputado Estadual Dirceu Dresch, por sua vez, fez um breve relato das lutas sindicais, das quais participou e participa ativamente. Conforme ele, os processos de exclusão implantados contra os pequenos proprietários rurais acabam concentrando a produção em grandes propriedades. Daí a importância em organizar-se para lutar pelos direitos.

Falando sobre a agricultura familiar, Dresch explanou sobre as novas perspectivas de espaço para os pequenos agricultores. "A agricultura familiar está cada vez mais conquistando seu espaço junto aos mercados institucionais, como por exemplo a venda de alimentos para escolas, creches, presídios etc. É uma perspectiva muito positiva", citou.

O Coordenador da Fetraf Sul, Alexandre Bergamin, parabenizou os agricultores pela participação. "Vocês têm um grande papel nesse dia de hoje. Temos que trazer cada vez mais pessoas e lideranças para o debate", aduziu. Ainda, disse que o grande desafio é "projetar e discutir novas possibilidades e ações".

Para o presidente da Cresol de Pinhalzinho, Cizinando Biazus,  o momento serve para realizar um debate para definir os rumos do Sintraf e as pessoas que vão conduzir a entidade. "Apesar de nossas entidades terem uma trajetória curta, muito já se fez", falou.

Para a Coordenadora Nacional da Cooperhaf e primeira-dama de Saudades Liane Vitali Kothe, a participação, inclusive das mulheres, é de extrema importância para a entidade. Ainda, falou um pouco sobre a história da habitação da agricultura familiar, que tem suas raízes na década de 80. "No Sintraf de Pinhalzinho, mais de 1300 famílias já foram beneficiadas", lembrou.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Saudades Daniel Kothe mencionou a satisfação em participar do congresso, além de lembrar sua participação no movimento. Ainda, fez alguns esclarecimentos sobre políticas públicas e divisão de receitas entre país, estado e município.

"Política pública é o que se pode fazer para atender uma demanda coletiva", disse, falando ainda que o transporte escolar, como política pública, vem também ao encontro dos agricultores. "Temos que garantir que os recursos destinados à agricultura familiar sejam aplicados", completou.

Falando das estradas vicinais, Daniel mencionou a importância das mesmas para trazer desenvolvimento para o homem do campo, pois a agropecuária movimenta em grande volume a economia do município. "Temos que canalizar ações de desenvolvimento, apoiando as políticas de infraestrutura", concluiu.