Secretaria da Saúde promove dia para coleta de exames preventivos às mulheres

No sábado (09), a Secretaria de Saúde de Saudades, através do setor de enfermagem, realizou mais uma atividade de prevenção de saúde. Foi realizada a coleta para o preventivo de câncer de colo uterino, onde foram disponibilizadas vagas para as mulheres que se enquadravam nos pré-requisitos da coleta. Assim sendo, foram efetuadas 40 coletas na manha deste sábado, oferecendo assim às mulheres que não podem realizar este exame no horário de expediente normal.

O câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.

A infecção pelo HPV, responsável pelo aparecimento das verrugas genitais, representa o fator de maior risco para o surgimento do câncer de colo de útero. Apesar de existir mais de uma centena de subtipos diferentes desse vírus, somente alguns estão associados ao câncer de colo uterino. São classificados como de alto risco os subtipos 16, 18, 45, 56; de baixo risco, os subtipos 6,11,41,42 e 44 e de risco intermediário, os subtipos  31, 33, 35, 51 e 52.

Podem ser citados, ainda, como fatores de risco:

1) início precoce da atividade sexual;

2) múltiplos parceiros sexuais ou parceiros com vida sexual promíscua;

3) baixa da imunidade;

4) cigarro;

5) más condições de higiene.

Informamos que este exame é realizado na Secretaria de Saúde, todas as terças e quintas-feiras, mediante agendamento. Em média, a secretaria realiza 90 exames mensais, mas o sábado especial nos possibilita ofertar mais este atendimento às mulheres saudadenses.