Udesc e Secretaria de Agricultura de Saudades realizam parceria para estágio acadêmico

Aconteceu no sábado (16), pela parte da manhã, em frente à Secretaria de Agricultura do município de Saudades, a recepção dos acadêmicos do 3º período do curso de Zootecnia da Udesc, campus de Chapecó.

Na oportunidade, fizeram-se presentes os técnicos Jones Mohr e Alexandre Schuh, Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, professores e alunos que farão o estágio no município, até o sábado, dia 23.

Conforme explica o técnico Jones, os agricultores do município foram parceiros na sugestão da secretaria em alocar os estagiários da Zootecnia em suas propriedades. "Havia uma grande expectativa por parte dos produtores, sendo que todos eles vieram buscar os alunos que vão ficar na propriedade, durante essa semana", comenta. Como são estudantes do 3º período, Jones acredita que vão aprender mais do que ensinar, onde "a propriedade será uma espécie de miniescola", argumenta.

Para o secretário Jacinto Kreutz, o estágio será uma importante forma de divulgar os potenciais agropecuários do município, mostrando um pouco da capacidade dos agricultores saudadenses. "Isso vem agregar também conhecimentos para as famílias e para os alunos", aduz.

Jacinto acredita ainda que esta será uma parceria sólida com a Udesc, que servirá inclusive como base para futuros projetos entre a Universidade e a municipalidade. "Temos a expectativa de desenvolver outros projetos no futuro com o apoio da Universidade Pública", garante.

Para o acadêmico de Zootecnia, Daniel Barreta, a expectativa é de que a semana seja muito produtiva para alunos e agricultores. "Eu acredito que vai ser uma experiência diferente, tanto para mim quanto para os outros colegas de curso, onde vamos passar uma semana em contato com o produtor rural. Vamos agregar com isso conhecimento e isso vai ser muito importante para nossa formação", aponta.

O professor Régis Canton, professor da Udesc e Coordenador Setorial dos estágios da Zootecnia, destaca que o objetivo do estágio de vivência é apresentar ao aluno, tanto da cidade quanto o do interior, possibilitar a vivência com a realidade rural. "O aluno terá, nesse estágio, interação com o produtor rural, que é uma das pessoas que na formação do futuro Zootecnista, que vai ter essa relação com o profissional", frisa.

Régis comenta ainda que a parceria entre a Udesc e Secretaria da Agricultura de Saudades foi elaborada através de um contato com o atual secretário, que atendeu prontamente a demanda de produtores para os alunos estarem realizando o estágio. O professor destaca também o interesse e participação da Administração Municipal e Casa Familiar Rural do município, que serviram de parceiros para concretização do projeto.

O estágio é realizado graças à parceria de universidade e prefeitura, uma vez a universidade se compromete em treinar previamente os alunos para estarem passando esses dias nas propriedades rurais e a municipalidade se compromete em fornecer todo o apoio necessário para o agricultor e para os alunos. "Saudades foi um dos municípios que nos atendeu de forma exemplar; na pessoa do prefeito municipal e do Secretário da Agricultura, a gente que agradecer a todos que colaboraram e principalmente os produtores, por acolher os alunos em suas propriedades", finaliza o professor Régis.

Outras atividades

Durante a semana, os alunos estarão desenvolvendo uma série de atividades nas propriedades do município, sendo que o encerramento do estágio acontece no sábado (23).

Nesse último dia de atividades, haverá uma palestra na sede da Assepumo para acadêmicos e agricultores, com um professor doutorando da área de Zootecnia, como forma de contribuir com a participação e engajamento dos produtores. Após a palestra, será servido um almoço aos participantes.