Instituições de ensino de Saudades realizam assembleias das APP’s

Reunião na EMEF reúne grande número de pais e professores

Foi realizado na tarde de terça-feira (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), a assembleia da Associação de Pais e Professores (APP) do educandário. Além dos pais e docentes presentes o vice-prefeito  de Saudades Osmar Prestes (Sadan), diretora da escola Claudete Jahnel e Secretária da Educação Zeli Vergues Stein também compareceram.

Dando início à assembleia, a diretora da EMEF Claudete Jahnel, deu as boas-vindas a todos e elogiou o interesse dos pais em participarem da reunião. "Cada um de vocês deixou os seus afazeres para comparecer aqui hoje", resumiu.

Logo após, a diretora fez a apresentação dos funcionários e professores, sendo que hoje a EMEF tem um quadro de 34 colaboradores, sendo que ao todo 418 alunos frequentam a escola divididas em 20 turmas, onde 10 estudam no período vespertino e 10 no período matutino.

O presidente da APP, Genuir Wagner, mencionou a satisfação em fazer parte da diretoria da entidade. "Cada pai deveria ter a oportunidade de participar da diretoria de uma APP, para entender como as coisas funcionam", argumentou. Ainda, Wagner disse que a escola está atualmente em condições boas, limpa, organizada, sempre pensando em melhorias.

A seguir, foi apresentada a pauta para ser discutida durante a reunião, sendo que assuntos foram a leitura da ata, prestação de contas, encaminhamento da eleição da nova diretoria para os próximos dois anos.

O vice-prefeito Osmar Prestes, em seu pronunciamento, disse que a escola é o grande alicerce de todas as famílias. "A escola é como uma segunda casa dos nossos filhos. Por isso, temos que dar a melhor educação para as nossas crianças", disse.

Sadan falou ainda na importância dos pais participarem da tomada de decisões do colégio, auxiliando no dia a dia. Outro ponto citado pelo vice-prefeito diz respeito aos investimentos feitos pela atual administração para com os funcionários, como a garantia do pagamento de licenças prêmio, do plano de carreira que prevê a questão da hora-atividade, onde o quadro de profissionais foi ampliado em 1/3.

"Isso é bom, pois esses investimentos retornam em qualidade na educação. Porém, como não se pode fazer tudo de uma vez, foram estabelecidas algumas prioridades, entre as quais a saúde e educação, pois esses são fatores fundamentais para uma família estruturada", garantiu Sadan. Finalizando, o vice-prefeito parabenizou os pais pela participação.

Para a Secretária da Educação Zeli Vergues Stein, a APP tem uma importante função, pois funciona como uma representante direta da escola perante à municipalidade. "Os pais devem sempre participar. Nós estamos fazendo nossa obrigação, investindo em melhorias", frisou Zeli.

Entre os investimentos já feitos na EMEF, estão a reforma completa da cozinha, onde foram aplicados cerca de R$ 4 mil, além da aquisição de climatizadores para as salas que ainda não dispunham dos mesmos.

Ainda, a Secretaria da Educação está viabilizando recursos junto ao governo federal para a construção de uma quadra coberta junto à escola. "Já estamos encaminhando o projeto, viabilizando investimentos, sendo que temos uma previsão de entrega da mesma para o final deste ano", concluiu Zeli.

CEI Cantinho Alegre também realiza assembleia da APP

Ainda na terça-feira (19), o CEI Cantinho Alegre realizou sua assembleia de APP, às 18:30 horas.  Além de pais e professores das crianças, fizeram-se presentes o prefeito Daniel Kothe, vice Osmar, Secretária da Educação Zeli Stein, entre outras autoridades.

Zeli diz estar satisfeita com a participação dos pais na reunião. "Acredito que os alunos estão sendo atendidos da melhor forma possível pelo município", disse. A coordenação da assembleia ficou por conta da Diretora da Educação Infantil Letícia Klaus.