Pediatra realiza trabalho de prevenção nos CEI’s de Saudades

Os Centros de Educação Infantil (CEI's) do município de Saudades, além de contar com amplo quadro de professores e profissionais que dão suporte ao ensino, estão contando também com o acompanhamento de uma profissional da área de pediatria, que faz a avaliação do quadro de saúde das crianças que frequentam a rede municipal de ensino.

Conforme explica a Diretora de Educação infantil, Letícia Klaus, o trabalho da pediatra é de observação. A escala de trabalho consiste numa visita a cada 14 dias, no turno da manhã, em dois CEI's. 14 dias depois, ela visita os outros dois CEI's fazendo o acompanhamento também no turno matutino. Em um mês, ela retorna no contra-turno, ou seja, na parte da tarde dos dois CEI's.

"Essas visitas têm por finalidade a observação da profissional, onde ela recomenda, se necessário, que a família procure a unidade de saúde para realização de exames ou outros encaminhamentos afins", explica Letícia.

A Diretora comenta também que a pediatra, como profissional da saúde, analisa as crianças com uma perspectiva clínica, ao contrário dos profissionais da educação que estão acostumados a lidar com o aspecto pedagógico. "A pediatra pode, através de uma visão clínica, ver se uma criança pode estar desnutrida, por exemplo. Através deste trabalho de parceria, podemos orientar os pais para procurarem a unidade de saúde", argumenta.

Outro ponto destacado é com relação à prevenção de doenças, já que hoje um dos princípios da saúde é prevenir ao invés de remediar. "Essa é a finalidade principal da visita de pediatra. Vai ser um trabalho sequente, sendo que a primeira visita é de observação e análise das características físicas das crianças. A segunda visita vai ser de análise de peso e tamanho. Esse trabalho será analisado pelas secretarias de educação e saúde e nós estaremos dando o suporte à profissional para desenvolver seu trabalho", finaliza Letícia.