Curso de Cuidador Infantil inicia em Saudades

Teve início na segunda-feira (18), na EMEF, a abertura do Curso de Cuidador Infantil em Saudades. A aula inaugural teve início às 18:30 horas, onde os participantes foram recepcionados e tiveram alguns esclarecimentos acerca do curso.

Estiveram presentes o prefeito de Saudades Daniel Kothe, Diretora da Educação Infantil Letícia Klaus, Assistente Social Giley Veiga, responsável pelo programa do Senat Leane Kolch, professora Dilaite Andreatta, Secretário da Administração de Pinhalzinho Jean Salvador, além de outras autoridades e alunos do curso.

Conforme explica a Assistente Social Giley Veiga, o programa proporciona ações que visam à ampliação da oferta de vagas na educação profissional, melhorando a condição de inserção no mercado de trabalho. "Os principais objetivos do curso são expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional, técnicos de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de qualificação profissional", comenta Giley.

Ainda, segundo a Assitente Social, o curso visa contribuir para a melhoria de qualidade do ensino médio público, por meio de articulação com a educação profissional, ampliando as oportunidades profissionais.

O prefeito Daniel Kothe comenta que em Saudades estão sendo disponibilizados mais de 300 vagas em cursos profissionalizantes de forma gratuita, sendo que essa é uma importante oportunidade para quem tem interesse em fazer uma qualificação profissional.

Ainda, Daniel falou sobre as necessidades em se fazer investimentos na educação, em todos os níveis. "Saudades está investindo de forma estratégica na educação, ampliando o horário de atendimento, visando melhorias nos índices educacionais do município. Isso é desenvolvido com o intuito de termos uma sociedade melhor e com uma boa formação", frisou.

O público beneficiado com a bolsa de formação são estudantes do ensino médio e trabalhadores em geral. O curso tem uma carga horária de 160 horas/aula, acontecendo nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 18:30 às 22:30 horas, ministrados pelo SENAT, através do  Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A frequência mínima para obter o certificado é de 75 %.

Em Saudades, o curso ministrado é de Cuidador Infantil, onde existem 27 participantes do município mais 6 alunos de Pinhalzinho; já o curso de Motorista de Transporte Escolar acontece em Pinhalzinho, sendo que neste participam 11 saudadenses.