Palestra sobre manejo de pastagens encerra Estágio Acadêmico em Saudades

Aconteceu no sábado (23), tendo local a Assepumu, o encerramento das atividades relativas ao estágio de vivência dos acadêmicos de Zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Chapecó.

Além de acadêmicos e professores da instituição, estiveram presentes o Secretário da Agricultura Jacinto José Kreutz, técnico em agropecuária Jones Mohr, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Presidente da Casa Familiar Rural Sadi Bao e Diretor da CFR Alison Hoss, além de agricultores do município, que receberam os estagiários durante entre os dias 16 e 23 de março.

Pela parte da manhã, houve um momento de encontro entre estagiários, agricultores e professores da Udesc, seguido por um almoço de confraternização, ao meio-dia. Na parte da tarde, houve uma importante palestra sobre manejo de pastagens, com o professor e doutorando Carlos Eduardo Oltramari – que inclusive já esteve em estágio na propriedade de Luiz Paulo Hübner, em Saudades.

Para o agricultor Ademir Jahnke, o estágio foi muito vantajoso para os agricultores, acadêmicos e também para o município. "Sabemos que a Udesc faz trabalhos voltados à pesquisa em gado de leite e outros setores e, portanto, podem trazer outros benefícios para nossas propriedades e para o município", disse.

Ademir reforça ainda que a bovinocultura de leite está em grande expansão nas propriedades rurais. O estágio vem, segundo ele, de encontro às necessidades de o agricultor buscar conhecimentos e também para fornecer experiências para os alunos. "Os estagiários têm uma oportunidade de conhecer uma realidade diferente, conhecem uma cultura diferente e de fato essa troca de experiências é de grande valia para todos. Parabéns à Udesc, Secretaria de Agricultura, Administração Municipal, enfim, todos os envolvidos nessa atividade", complementa Jahnke.

O acadêmico de Zootecnia Jean Zuffo – que estagiou, inclusive, na propriedade de Ademir – destaca que a atividade foi produtiva para todos, pois os alunos puderam colocar em prática aprendizados da sala de aula. "Eu voltaria aqui, se dependesse de mim, pois foi muito bom, fui muito bem recebido pela família e com certeza é uma coisa muito produtiva para nós", enfatizou.

Para um dos articuladores do estágio, o técnico em agropecuária Jones Mohr, a atividade cria um vínculo entre estudante e família. "A gente notou, no sábado, a satisfação da Udesc em estar recebendo de volta os alunos, bem como percebeu a satisfação dos produtores em tê-los recebido durante a semana. Acredito que o estágio foi produtivo para todos", frisou.

O professor da Udesc, Régis Canton, elogiou em vários aspectos a qualidade das propriedades rurais do município. "A gente nota a dedicação dos produtores, da Secretaria da Agricultura e da Administração, como um todo, em estar empenhando-se por melhorias para o setor", comentou.

Em suas palavras, o Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, falou sobre o bom andamento das atividades, de forma tranquila e bem organizada. "Esse estágio sem dúvida gerou uma boa integração, gerou por consequência trocas de conhecimentos e experiências para todas as partes envolvidas", aduziu.

Finalizando, Jacinto acredita que atividades como estas abrem novos horizontes para parcerias futuras. "Devido à importância que a agricultura têm em Saudades, parcerias com instituições como a Udesc com certeza vêm para somar vantagens, acima de tudo, para nossos agricultores; mas é importante frisar que todos que se envolvem saem, de uma forma ou de outra, ganhando com isso", concluiu o Secretário.