Colegiado de Secretários da Agricultura da Amerios discute consórcio da CIDIPA

A Secretaria da Agricultura de Saudades, através do Técnico em Agropecuária Jones Mohr, esteve participando na terça-feira (02), da reunião do Colegiado de Secretários da Agricultura da Amerios, em Maravilha.

Entre os assuntos discutidos na oportunidade, a pauta principal foi a implantação do laboratório de análise de água em Saudades, através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento, Inspeção e Comercialização de Produtos Agropecuários (CIDIPA).

Esteve realizando uma palestra, na oportunidade, um representante do Ministério da Agricultura, que expôs a questão das regras do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Conforme o palestrante, há uma certa dificuldade em pôr em prática as regras para adequação ao SUASA, já que o mesmo possui normas de alta complexidade.

Conforme Jones, fazem parte do consórcio atualmente cinco municípios – Saudades, Pinhalzinho, Nova Erechim, Modelo e Sul Brasil. O técnico aponta ainda que mais três municípios manifestaram intenção em participar do CIDIPA – Caibi, Palmitos e Maravilha.

Ainda sobre o consórcio, esteve fazendo suas explanações a Engenheira Química Taneamara Facc, de Pinhalzinho, que falou sobre como funcionará o laboratório, que já está todo montado. "Falta agora fazer o rateio de recursos entre os municípios do consórcio, para o laboratório entrar em funcionamento", esclarece Jones.

Para o técnico saudadense, o laboratório vem de encontro à comunidade, pois agiliza processos de análise, principalmente de água, o que pode detectar problemas e agilizar encaminhamentos de projetos para melhorias. "O laboratório é interessante principalmente pela redução de custos em análise, o que vem em benefício da população, já que o processo de análise também é agilizado", conclui Jones.