Prefeito Daniel Kothe avalia viagem a Brasília e Florianópolis

O prefeito de Saudades Daniel Kothe esteve, entre os dias 01 a 04 de abril, em viagem à Capital Federal e à Capital do Estado, onde esteve em conversa com parlamentares, ministros e outras autoridades, a fim de discutir assuntos de interesse do município de Saudades.

Daniel esteve em viagem a Brasília acompanhado dos prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Velho Coronel, que integra atualmente 18 municípios. Na capital do Estado, o prefeito esteva acompanhado do Deputado Dirceu Dresch e do Secretário da SDR de Maravilha Valci Dal Maso.

Roteiro na Capital Federal

Em Brasília, o prefeito esteve em visita ao Ministério da Pesca, em audiência com o Ministro Marcelo Crivella, onde foram buscados recursos para aquisição de máquinas para a infraestrutura aquífera e pesqueira do município.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o prefeito esteve pleiteando recursos para aquisição de máquinas e equipamentos para a área da agricultura, junto com os prefeitos do Consórcio Velho Coronel.

Em visita ao Ministério da Saúde, onde já existem emendas da Deputada Luci Choinacki no valor de R$ 120 mil, e da Deputada Carmem Zanotto, no valor de R$ 200 mil, foi buscada a viabilização destes recursos. "Vamos trabalhar pela liberação desses valores para Saudades", frisou Daniel.

Buscando viabilizações para a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o prefeito Daniel esteve visitando o Ministério das Cidades. Na Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), foi buscada a liberação de recursos na cifra de R$ 250 mil para aquisição de um caminhão caçamba.

"No Ministério do Turismo, nós apresentamos nosso projeto de pavimentação até a Hípica, além da construção do Centro de Eventos, onde serão destinados recursos no valor de R$ 5,6 milhões", explica Daniel. No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prefeito saudadense esteve pleiteando a construção de uma quadra coberta na EMEF.Nesse extenso roteiro, Daniel esteve também no Fundo Nacional da Saúde (FNS), para liberação de recursos para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Centro.

Durante a extensa agenda, Daniel esteve também visitando parlamentares e senadores, buscando recursos através de emendas para o município de Saudades. "Nós aproveitamos e fizemos uma visita aos Deputados Federais Espiridião Amim, João Pizzolatti, Celso Maldaner, Décio Lima, Luci Choinacki, Pedro Uczai, Marco Tebaldi, Jorginho Melo e os Senadores Cacildo Maldaner e Paulo Bauer", explana.

Segundo o prefeito, uma das principais visitas foi na Secretaria de Relações Institucionais, onde o prefeito foi recebido pela Ministra Ideli Salvatti e pelo Secretário Executivo Claudinei do Nascimento."Tratamos sobre diversos temas em relação à liberação de verbas para o município de Saudades, inclusive sobre liberação dos recursos da última parcela para a conclusão do Pró-Infância", aduziu.

Uma das pautas discutidas com os parlamentares em Brasília foi também a questão da segurança pública em Saudades. "Estamos muito preocupados com isso, inclusive estivemos quinta-feira [04], em Florianópolis", citou.

Roteiro na Capital Catarinense

Preocupado com a questão da segurança pública em Saudades, o prefeito esteve realizando uma agenda em Florinópolis, juntamente com o Deputado Dirceu Dresch e o Secretário da SDR de Maravilha Valci Dal Maso, na quinta-feira (04).

"Estivemos conversando com o Secretário de Segurança do Estado, César Augusto Grubba, e também na Assembleia Legislativa, conversando com o Presidente da Comissão de Segurança Pública, Deputado Maurício Eskudlark, para encontrarmos uma solução, montarmos uma força tarefa para reduzir os impactos dessa situação que a gente está vivendo em Saudades", disse.

Conforme Daniel, a Administração está buscando uma solução efetiva, principalmente na questão da segurança, em especial no sentido de ter a indicação de uma pessoa responsável pela Delegacia de Polícia Civil no município. "Precisamos também ampliar o efetivo da Polícia Militar, melhorar as condições de trabalho para que a gente tenha mais segurança no nosso município", esclarece Daniel.

Avaliação da agenda de encontros em Brasília e Florianópolis

O prefeito Daniel fez uma avaliação da viagem à Capital Federal e a Florianópolis, onde a visita foi de extrema importância, pois é um momento onde estão se viabilizando a liberação dos recursos para a municipalidade.

"A avaliação é muito positiva, estivemos discutindo a liberação de recursos dos parlamentares, e possivelmente o município será contemplado com a maioria dos recursos que foram solicitados agora, quando se efetivarem as indicações dos deputados e senadores. Estamos esperançosos também em buscar alguns projetos que são estratégicos para o desenvolvimento de Saudades", concluiu o prefeito Daniel