Reunião discute início do curso pelo PNAIC

Aconteceu na segunda-feira (08), na EMEF em Saudades, uma importante reunião com professores que estarão participando do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento teve ainda a presença do Prefeito Daniel Kothe, Secretária da Educação Zeli Stein, Coordenadora do curso Eliamar Corradi e Orientadora Leticia Klaus.

Conforme a Coordenadora Eliamar, o PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

"Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz", enfatiza Eliamar.

A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações em que as crianças se apropriem de conhecimentos que compõem a base nacional comum para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso). "O ciclo de alfabetização deve garantir a inserção da criança na cultura escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliação de seu universo de referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento", comenta Eliamar.

Para a Orientadora Letícia, o grupo de estudos é uma forma para tentar engajar todos os municípios do Brasil. "Vamos depender de um tempo extra-escolar, pois serão 10 encontros durante o ano, que serão realizados provavelmente nos sábados pela manhã", esclareceu.

O prefeito Daniel Kothe falou da responsabilidade da área de educação, e reforçou que esta ação de qualificação vem ao encontro dos profissionais e dos alunos. "Esperamos que vocês empenhem-se, participem e frequentem esse curso. Temos que pensar juntos ações que possam ser desenvolvidas na escola para melhorar a qualidade de ensino às crianças", aduziu.

A Secretária Zeli pediu a participação de todos, pois "sempre é bom aprender algo a mais", frisou. Zeli concluiu dizendo ainda da necessidade em buscar conhecimentos do dia a dia, para situar o professor na realide em que está inserido.

Os professores e professoras alfabetizadores no Brasil são aqueles que atuam nas turmas de 1 º, 2º e 3º anos do ensino fundamental de 9 anos e também professores de classes multisseriadas.
O curso iniciará dia 13 de abril de 2013, na sala superior da Secretaria Municipal de Educação, às 7:30hs

Curso de Formação Continuada

Após a reunião sobre o PNAIC, houve prosseguimento do Curso de Formação Continuada, para os professores da rede municipal de ensino.

O curso foi ministrado pela professora da Unoesc, Janes Terezinha Cerezer Kohnlein