Laboratório do CIDIPA em Saudades deve iniciar análises em maio

Foi realizado na quarta-feira (10), uma importante reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento , Inspeção e Comercialização de Agropecuários (CIDIPA).

A reunião contou com a presença do prefeito de Saudades e presidente do Consórcio, Daniel Kothe, Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, Técnico em Agropecuária Jones Mohr, Engenheira Química Taneamara Flacc.

Durante o encontro, foram abordados assuntos pertinentes ao início das atividades do laboratório, que devem ocorrer no início do mês de maio. Ainda, foi acordado que o foco das análises será a qualidade da água consumida nos municípios participantes do consórcio.

O prefeito Daniel pediu agilidade para resolver a parte legal do consórcio, como por exemplo, o contrato de rateio de custos entre os municípios participantes. O técnico Jones, por sua vez, falou no interesse de outros municípios estarem participando do consórcio.

Na próxima terça-feira (16), às 09 horas da manhã, acontecerá uma reunião com representantes dos cinco municípios que fazem parte do CIDIPA – Saudades, Pinhalzinho, Nova Erechim, Modelo e Sul Brasil – para viabilizar o início das atividades do laboratório.

Os outros municípios que têm interesse em participar do consórcio – Maravilha, Palmitos, Caibi e Romelândia – devem estar participando, posteriormente, das reuniões do CIDIPA, para estarem efetivamente fazendo parte do consórcio.

O Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz estará articulando o encontro de terça-feira, além de realizar outros encaminhamentos gerais para a viabilização da implantação do laboratório em Saudades.