Conselho de Alimentação Escolar de Saudades é escolhido

Aconteceu na manhã de sexta-feira (12), no auditório da Secretaria da Educação de Saudades, a escolha dos novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Estiveram presentes o vereador Osmundo Schuh, a Secretária de Educação Zeli Vergues Stein, Prefeito Daniel Kothe e membros do conselho.

Na oportunidade, foram explicadas algumas das funções do CAE, bem como a forma que o mesmo atua.

O CAE existe desde 2000 para fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.

Sua criação está relacionada à descentralização dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação (MEC), que passaram a ser feitos diretamente aos municípios e estados sem a necessidade da realização de convênios e acordos similares, visando dar maior agilidade ao processo.

Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino –trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.

O CAE ficou assim constituído:

TITULARES:

Representante do Poder Executivo Municipal: Sofia Tereza Biesdorf Klein;

Representantes das Escolas públicas do Município: Cristiane Werlang e Claudete Jahnel;

Representantes da Associação de Pais e Professores da Escola Pública municipal: Orlei Engler e Natalina Sperotto Badziak;

Representantes das entidades civis: Suzana Rossatto e Gilberto Pedro Stertz.

SUPLENTES:

Do Poder Executivo Municipal:  Carlos Eugênio Sehnem;

Das Escolas Públicas do Município: Leticia Stein Klaus e Marinês Franken;

Da Associação de Pais e Professores das Escolas Públicas do Município: Sabrina Bohrs e Marilu Kohls do Amaral;

Das entidades civis: Neri Luiz Schabarum e Marcos Rodrigo Bertei.

O prefeito Daniel Kothe, destacou a importância do conselho, na ajuda para gerir a questão da merenda escolar. “Hoje o Governo Federal tem ampliado muito as políticas, na parte de alimentação escolar, por isso temos uma preocupação. É extremamente importante que tenhamos um grupo que se preocupe com isso e faça o trabalho de acompanhar como esses recursos são investidos no nosso município”, concluiu Daniel.