Dia de Limpeza do Rio é realizado em Saudades

A Secretaria de Agricultura de Saudades, em parceria com o Setor de Infraestrutura (DMER) e da Casa Familiar Rural, realizou na quinta-feira (18), o Dia da Limpeza Regional dos Rios no município. A ação faz parte de um programa da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, sendo que os 14 municípios da regional realizaram a atividade.

Durante a parte da tarde de quinta-feira, os alunos da CFR, acompanhados de professores e monitores da instituição, estiveram recolhendo o lixo do pontos mapeados. Os principais pontos onde foi feita a limpeza dos rios foram os seguintes:

– Ponte de acesso à Linha Santo Antão;

– Ponte no centro, sobre o Rio Taipas;

– Ponte no Rio Bonito, perto do clube Flamengo;

– Ponte da Integração;

– Ponte na Hípica.

Conforme o Técnico em Agropecuária e coordenador da ação no município, Jones Mohr, foi feita a limpeza de uma área de cerca de 100 metros ao entorno dos pontos. Foi recolhido praticamente um caminhão cheio de lixo.

O recolhimento de lixo foi feito apenas em pontos estratégicos já mapeados, haja vista garantir a segurança dos participantes. “Em função do nível elevado de água nos rios, foi realizada a limpeza em apenas alguns pontos, para não haver riscos de acidentes”, esclarece Jones.

Jones acredita ainda que o gesto de limpar os rios visa conscientizar a população acerca da importância na preservação de um bem que é de todos. “Temos que ter em mente que se não preservarmos, na próxima vez que for feita uma ação como essas, o montante de lixo recolhido será ainda maior”, frisa.

Concluindo, Jones agradece a todos que se envolveram e empenharam na campanha de limpeza dos rios do município. “Gostaria de fazer um agradecimento especial, em nome da Administração Municipal e da Secretaria de Agricultura, a todos os professores, monitores e alunos da Casa Familiar Rural de Saudades, que foram fundamentais para a execução dessa ação”, finaliza.