Setor Social realiza reunião com pais de alunos do PETI

Foi realizada na noite de quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Saudades, a reunião com pais e/ou responsáveis pelas crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI), onde as crianças e adolescentes são atendidas em contra-turno escolar, sendo que atualmente Saudades tem como meta atender até 60 crianças e/ou adolescentes.

Estiveram presentes os representantes do Setor Social do município, além do Prefeito Daniel Kothe, vice Osmar Prestes (Sadan), segunda dama Zenaide Prestes, Secretária da Educação Zeli Vergues Stein, além de outras autoridades.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistenciais.

Na oportunidade, foram feitas explanações no sentido de mostrar de que forma serão desenvolvidas as atividades das oficinas e demais cursos trabalhados. A coordenadora do programa, Suzana Gerhardt, falou também sobre o cronograma das atividades, bem como apresentou cada professor, que explicou de que forma será conduzida as suas aulas.

A Secretária da Educação, Zeli Stein, disse que o setor é parceiro no programa, disponibilizando os professores. A segunda dama Zenaide Prestes, falou do bom trabalho desenvolvido por pais e professores. “Os pais podem ficar tranquilos, pois seus filhos estão sendo bem assistidos no PETI”, frisou.

O vice-prefeito Sadan, falou sobre a importância de se investir e de termos estes programas sociais no nosso município, quem venham complementar e fortalecer as ações familiares e comunitárias. “A secretaria faz um bom trabalho, com a preocupação em atender bem as crianças”, disse.

Para o prefeito Daniel Kothe, os pais também têm um papel importante no acompanhamento e na assistência para com os seus filhos. Daniel falou ainda sobra a locação do novo espaço para o Programa, que por ser mais amplo, proporciona um melhor atendimento aos alunos.

O prefeito indagou ainda a alguns alunos sobre a alimentação, professores e outras atividades, sendo que os mesmos responderam positivamente, contentes em participarem do PETI.

Daniel reforçou ainda a importância em realizar um acompanhamento das crianças desde os primeiros anos de vida. “Nossa Administração tem uma grande preocupação em estar cuidando destas crianças, que mais tarde serão o futuro do município”, aduziu o prefeito.

Após as considerações das autoridades, foram feitas as explanações dos objetivos do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre as quais complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã, estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo, e contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.