Fundo de Desenvolvimento Rural beneficia famílias em Saudades

Com o intuito de viabilizar a compra de equipamentos agrícolas e realizar melhorias nas propriedades rurais, sete agricultores do município de Saudades, aderiram ao Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR) na quinta-feira (02). Ao todo, R$ 64,5 mil em recursos foram assinados pelos agricultores.

O gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR Maravilha, Genuir Bassania, explica que a Epagri prestará a assessoria necessária às famílias que obtiveram o benefício. “Os produtores rurais terão 90 dias para prestar contas dos investimentos e mais cinco anos para devolução do recurso, com 1 ano de carência, sendo as parcelas pagas sem acréscimo de juros”.

Para ser beneficiário deste programa, o agricultor deve ir ao escritório municipal da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para verificar a viabilidade do projeto em questão. Alguns itens são observados na elaboração do projeto, como aplicação dos recursos na propriedade e realização de tarefas com qualidade e economia.

“A agricultura é um fator importante para o desenvolvimento regional e investir na agricultura é investir no crescimento de toda região. É preciso proporcionar alternativas para que o agricultor melhore as condições de produção e de qualidade de vida e, consequentemente, aumente a renda familiar”, afirma o secretário regional Valci Dal Maso.

Participaram do ato o coordenador regional de Crédito Fundiário da Epagri, Celso Luiz Bach; o vice-presidente da Cooperativa Regional Itaipu, Serafim Thiesen e o gerente do Departamento Técnico da Cooperativa Regional Itaipu, Fernando Rohr.