Lançado edital para Estudo de Viabilidade Técnica da Ferrovia da Integração

Aconteceu na sexta-feira (10), o lançamento do edital para contratação da empresa que vai fazer o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) da Ferrovia da Integração.

A solenidade aconteceu em Chapecó e contou com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, e os ministros dos Transportes, César Borges, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além de deputados federais, estaduais e outras lideranças. Os prefeitos de Nova Erechim Volmir Pirovano, de Pinhalzinho Fabiano da Luz e de Saudades Daniel Kothe também estiveram presentes no evento.

A ferrovia representa a integração e ampliação do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Vai ligar as atividades econômicas e sociais do interior do Estado com as zonas portuárias do litoral catarinense, além de facilitar o escoamento da produção para outros estados brasileiros.

Com um investimento de R$ 68 milhões, o projeto tem prazo de 22 meses para ser concluído e, de acordo com o Coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, Deputado Federal Pedro Uczai, este tipo de licitação é inédito no país. "É a primeira vez que se faz uma única licitação para os três projetos, o que agiliza os trabalhos. Assim que for concluída a primeira etapa, Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, inicia-se de imediato o projeto aerofotogramétrico e depois e conclui-se com o projeto básico de engenharia. A obra tem prazo de quatro anos para ser concluída, devendo ser inaugurado em 2019", salientou o deputado.

O Deputado Estadual Dirceu Dresch, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, em suas palavras, disse esperar, com a ferrovia, uma mola propulsora para a economia do oeste catarinense. “Esse momento é muito especial. Esperamos, com essa ferrovia, que isso seja um marco para a nossa região, pois é uma grande decisão do Governo Federal quando investe nesse grande projeto”, disse.

A Ministra Ideli elencou, além das obras em ferrovias, outras ações que o Governo Federal vem desenvolvendo na infraestrutura do país. “Nós estamos todos muito felizes. Precisamos que todos estejamos juntos para efetivar e realizar tantas obras”, destacou Ideli.

O Ministro dos Transportes, César Borges, afirmou que, com 862 quilômetros de extensão, o corredor ferroviário, além de favorecer o escoamento da produção agropecuária e industrial, vai reduzir os custos com transporte de produtos e contribuirá para redução do fluxo de cargas em toda a BR-470 e trechos das rodovias BR-153 e BR-282, resultando no aumento significativo da segurança nas estradas e na redução do impacto ambiental. “Com a ferrovia, o Estado vai dinamizar muito a sua economia, gerando competitividade e novas oportunidades”, garantiu César Borges.

Para o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, o investimento, principalmente nas ferrovias, demonstra o interesse do Governo Federal em investir na infraestrutura. “Isso mostra o interesse em estar retomando uma política que há décadas não existia, prova de que o governo está preocupado com o desenvolvimento do país e, em especial, do Estado de Santa Catarina”, aduziu Daniel.

Santa Catarina já teve mais de 1,3 mil quilômetros de ferrovias. Hoje, no entanto, utiliza cerca de 350 quilômetros e apenas 5% das cargas são transportadas por trem. Com a ferrovia, a redução do preço de transporte, no setor agropecuário, será de 50%, o que vai tornar competitiva a produção de frango e suíno. Além da Ferrovia da Integração, o edital contempla ainda o projeto básico do Corredor Ferroviário de Santa Catarina – traçado de Itajaí, no Litoral, passando por Chapecó até Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste.

O edital de concorrência pública para contratação de empresa especializada para elaboração do Evtea, elaborado pela Valec – Engenharia , Construções e Ferrovias S/A, foi publicado no Diário Oficial da União. O contrato também engloba o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia para construção da Ferrovia da Integração. As propostas serão abertas no dia 26 de junho.