Município de Saudades é beneficiado com maquinário do Governo Federal

A segunda etapa das entregas de tratores e distribuidores de adubo líquido para municípios atingidos pela estiagem em Santa Catarina aconteceu na sexta-feira (10), em Chapecó, às 18h, no Parque de Exposições Tancredo Neves (Parque Efapi).

A ação do Governo Federal foi realizada por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representado pela Secretaria de Relações Institucionais, junto com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, com a presença da Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, deputados federais e estaduais, além dos prefeitos dos municípios beneficiados.

Entre os prefeitos da região, esteve também recebendo as máquinas o prefeito de Saudades, Daniel Kothe. A comitiva saudadense contou ainda com a presença do vice-prefeito Osmar prestes, Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, de Infraestrutura Flávio Hübner, vereadores Alécio Jahnke e Osmundo Schuh.

Mais de R$ 10 milhões, em recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram investidos na aquisição de 117 tratores e 100 distribuidores de adubo líquido, que atenderão 101 municípios atingidos pela estiagem, totalizando mais de 129 mil agricultores familiares favorecidos. A primeira etapa das entregas desses equipamentos ocorreu em abril. Os tratores são equipados com distribuidor de adubo líquido com capacidade de 5 mil litros para transporte de água nos períodos de estiagem.

O prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, que esteve representando o comitê dos prefeitos, falou na importância da unificação da pauta de reivindicação ao governo. “Reunimos a grande maioria dos prefeitos, nos juntamos à Fetraf e criamos uma pauta única de reivindicações aos governos federal e estadual. O resultado está aqui hoje”, disse.

Para o Deputado Estadual Dirceu Dresch, a estiagem vinha representando um grande problema para todos os municípios da região. Agora, com esse maquinário, os municípios podem amenizar situações adversas. “Esperamos que a estiagem demore a chegar, mas não estamos livres. Com certeza esses investimentos ajudam muito nossos municípios, principalmente para a agricultura familiar”, frisou o parlamentar.

O Deputado Federal Pedro Uczai, representando a bancada federal, parabenizou os municípios pela união e pela caminhada em busca de recursos. “É nessa direção que devemos ir, com esses programas de combate à estiagem”, resumiu.

A Ministra Ideli Salvatti, em seu pronunciamento, falou da necessidade de levar o desenvolvimento a todos os cantos do país. “Esse esforço é uma demonstração inequívoca é que nós estamos aqui para fazer o que é essencial para o bem-estar da população. Parabéns a todos os prefeitos que estão aqui presentes, que recebem hoje esse trator e esse distribuidor de adubo líquido. Que vocês aproveitem bem esse equipamento, para a vida das pessoas poder cada vez mais melhorar e avançar”, frisou Ideli.

Para o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, a razão de o Governo Federal estar retomando os investimentos na região oeste, especialmente, mostra o comprometimento com o desenvolvimento de todo o país. “Esse trator e esse distribuidor de adubo líquido mostra que o Governo Federal tem uma grande preocupação com nossos agricultores, pois esses equipamentos virão em auxílio dos nossos produtores, principalmente de agricultura familiar, que é muito forte não só no município mas em todo o Estado”, concluiu Daniel.