100 Dias de Governo – Secretário da Saúde José Ricardo Ternus avalia as primeiras ações

A Administração Municipal de Saudades, através do Secretário José Ricardo Ternus, fez na última semana, uma avaliação sobre os cem primeiros dias de governo na área da Saúde do município.

O Secretário José Ricardo falou um pouco sobre a situação encontrada, além das ações já realizadas e também os principais desafios para os próximos meses.

 

Primeiros dias de governo

Conforme Zé Ricardo, os primeiros dias de governos foram particularmente difíceis, em função principalmente do reduzido quadro de funcionários, em decorrência da regularização de férias e licenças prêmio vencidas, e também da reduzida frota de veículos disponíveis para a saúde. “Isto atrapalha de todas as formas o andamento das atividades”, frisou.

Outra preocupação foi quanto à contratação de novos profissionais, para suprir as demandas de atendimento. “Penso que logo estaremos com a situação totalmente regularizada, com as férias e licenças prêmios dos funcionários em dia, veículos repostos e com a equipe totalmente montada, para nós podermos dar, através da Secretaria Municipal da Saúde, o tratamento que a população de Saudades merece”, esclareceu.

 

Ações já realizadas

Nesse período dos cem primeiros dias de governo, o Secretário explica que foi feito um reconhecimento da situação encontrada e, com base no plano de governo, foram iniciados os trabalhos.

Já no início do ano, foi contratada uma profissional na área de pediatria, para fazer o atendimento às crianças. “Na nossa avaliação, isso está dando um resultado muito bom”, resume. O convênio com o Hospital de Saudades foi outro ponto elencado por Zé Ricardo, pois esse também era um compromisso firmado.

Foi feita também uma parceria com uma clínica particular, que presta serviços de ginecologia, obstetrícia e ultra-som. Também, foi contratado um médio para o Posto de Saúde. “Lançamos na semana passada o concurso público, para podermos contratar mais profissionais com curso superior e técnico”, argumenta.

Um dos pontos mais destacados pelo Secretário foi a implantação do turno estendido, ou seja, com 12 horas de atendimento, ou seja, das 07:30 da manhã às 19:30, sem fechar ao meio-dia, na sede, de segunda à quinta-feira. “Isso tem dado um atendimento de qualidade também às pessoas que não podem ir ao atendimento normal de expediente”, aduziu.

Nesse horário, atendem um médio, uma enfermeira, um farmacêutico, um técnico e um auxiliar de serviços gerais, onde são feitos os atendimentos básicos, visando otimizar o atendimento das demandas no decorrer do dia.

 

Previsão para os próximos dias

Uma metas principais da secretaria, para o próximo período, é a aquisição de mais um veículo para otimizar o transporte de pacientes (um Voyage já foi adquirido pela atual administração), além da contratação de pelo menos mais um profissional médico.

O secretário afirma que a previsão é que na próxima semana, mais um clínico geral venha fazer parte da equipe, pois já foi feita uma conversa com um profissional. “Esse médico vai proporcionar um atendimento qualificado a todas as pessoas”, falou.

A secretaria já começou a trazer ao município profissionais especialistas em diversos ramos, como cardiologista, oftalmologista e dermatologista, que já estão atendendo. Zé Ricardo garante que outras especialidades estarão vindo atender no município nos próximos meses. “Isso evita despesas com transportes, sem falar que proporciona um atendimento de qualidade no próprio município”, frisou.

Outro ponto destacado como prioridade para os próximos dias é o atendimento no Distrito de Juvêncio. “Temos um compromisso com o pessoal da região norte do município e isso está programado para acontecer nos próximos dias. Com o concurso público, vamos disponibilizar alguns profissionais especificamente para o Posto do Distrito de Juvêncio, para otimizar o serviço no local.

Concluindo, Zé Ricardo explica que a Secretaria de Saúde está tomando todas as providências para atender da melhor forma possível a população saudadense. “Nós sempre vamos primar pela saúde, fazendo um grande esforço para atender com a melhor qualidade possível, pois nossa meta é oferecer um atendimento de excelência. Nós não estamos lá para atender a vontade de cada um, mas para atender a necessidade de cada um que procura atendimento na unidade de saúde. O bom atendimento é o que vai fazer a diferença”, finaliza José Ricardo Ternus.