Ponte sobre o Lajeado Fátima é liberada

A Administração Municipal de Saudades esteve visitando na segunda-feira (27), a ponte que dá acesso às comunidades de Linha Fátima e Linha Alto Maipú. A obra, iniciada no mês de maio, foi liberada para o tráfego de veículos.

A antiga ponte, que era uma estrutura de madeira, estava comprometida, sendo que os moradores já vinham há algum tempo cobrando uma solução para isso. O Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner comenta que num primeiro momento realizado um orçamento, sendo que verificou-se que a reforma com madeira seria inviável, devido à escassez do material e os elevados preços.

A ideia de fazer uma estrutura de concreto fez com que o DMER realizasse alguns orçamentos com empresas do ramo. “Entendeu-se que seria mais viável ocupar a mão-de-obra existente, dos nossos profissionais da prefeitura, para reduzir os custos. O prefeito Daniel e o vice Osmar também concordaram que esse seria o caminho mais viável”, explica Flávio.

Assim, após montado o projeto de engenharia, a Administração Municipal iniciou a execução da obra com a equipe do DMER. Segundo Flávio, isso gerou uma economia de mais de 50% em recursos públicos, garantindo uma obra com qualidade. A Administração Municipal também pretende, com execução de obras nesse sentido, economizar recursos e agilizar os trabalhos públicos.

Flávio acrescenta ainda que existem, no município, mais 7 pontilhões com a estrutura de madeira. A ideia, agora, é fazer a substituição, de forma gradativa, para estruturas de concreto, seguindo o exemplo da ponte no Lajeado Fátima. “Vamos trabalhar desta forma, pois já verificamos que é um jeito de economizar recursos e executar uma obra com qualidade e durabilidade”, frisa. “Hoje, a ponte sobre o Lajeado Fátima já está à disposição para a comunidade, e esperamos que ela dure muito tempo”, completou o secretário.

“Essa ponte contempla o programa que a administração pretende lançar em breve, o Caminhos do Campo, que nada mais é do que dar melhores condições às estradas municipais, fazendo com que Saudades tenha suas estradas em melhores condições, proporcionando uma vida digna ao homem do campo”, concluiu o Secretário Flávio.