100 Dias de Governo – Setor Social de Saudades realiza diversas ações

A Administração Municipal de Saudades, por meio do Setor Social do município, vem desenvolvendo desde o início do ano diversas ações voltadas à inclusão e a participação da comunidade nos projetos voltados à comunidade e às pessoas mais carentes.

Assim, através das Assistentes Sociais Giley Veiga e Sueli Kunz, foi feito um apanhados das ações e serviços prestados até o momento, desde os primeiros dias de governo, além da projeção para os próximos meses.

Situação encontrada

Conforme as assistentes sociais, nesse setor, no início dos trabalhos, houve uma situação atípica das demais secretarias, uma vez que o quadro de funcionários permaneceu praticamente o mesmo.

“Tínhamos funcionários com férias e licenças prêmio vencidas. Uma parte disso já foi regularizada e o que falta será regularizado dentro dos próximos meses”, comentou Giley.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Dentre alguns dos trabalhos já desenvolvidos pelo setor, destacam-se a ampliação das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – antigo PETI.

O SCFV atende crianças de 06 a 15 anos, sendo que neste ano o programa está sendo desenvolvido de forma diferenciada, através da prática de oficinas. Uma vez ampliadas as atividades oferecidas às crianças, foi ampliado também o quadro de profissionais para monitorar as oficinas.

Entre as oficinas oferecidas aos participantes do SCFV, destacam-se: Artes, Atividades Desportivas, Leitura, Informática, Cinema, Educação Ambiental (onde é dado ênfase a trabalhos de reciclagem e reaproveitamento de alimentos) e Trabalho Sócio Assistencial com psicóloga (que envolve também a família do aluno).

Trabalhos desenvolvidos com os idosos

Destacam-se, entre os trabalhos realizados com a melhor idade, a participação do município nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), onde os atletas saudadenses classificaram-se à fase Estadual da competição, nas modalidades de Bocha Masculino e Bolão 23 Masculino.

Ainda, foi oferecido aos idosos interessados, uma professora para orientar a prática de atividades físicas, bem como foi feita a definição de atividades durante todo o ano, sendo que os idosos puderam participar e opinar para decidir o que será realizado.

PRONATEC – Capacitação gratuita e de qualidade

Visando capacitar os interessados para o exigente mercado de trabalho, a Administração Municipal, através do Setor de Assistência Social, disponibilizou, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), mais de 300 vagas para cursos profissionalizantes em diversas áreas.

As inscrições para os mesmos continuam abertas, sendo que os interessados podem estar passando junto ao CRAS para inscrições e/ou maiores informações.

Fortalecimento de vínculos familiares e coletivos

Com o intuito em focar a valorização da mulher, trabalhar sua autoestima e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Setor de Assistência Social já iniciou os trabalhos com o com o grupo de mulheres da Linha Jacutinga.

Nos encontros realizados, são oferecidas palestras às participantes, além da realização de trabalhos de artesanato e culinária.

Ações projetadas para o futuro

Entre as principais metas do setor de Assistência Social para o ano, estão: o desenvolvimento de trabalhos junto à comunidades, visando o fortalecimento de vínculos com as famílias, tendo por objetivo prevenir situações de fragilidade e vulnerabilidade.

Outra meta definida pelo setor é dar continuidade aos cursos de capacitação de forma gratuita à população saudadense, a fim de oferecer capacitação profissional para o exigente mercado de trabalho.