Epagri de Saudades realiza Oficina de Plantas Bioativas

A Epagri de Saudades, através do Programa SC Rural e com o apoio da Cooperativa Regional Itaipu Ltda, realizou a Oficina de Plantas Bioativas. O encontro aconteceu na segunda-feira (10), tendo como local o Centro de Formação Paroquial de Saudades.

Na oportunidade, houve uma importante palestra com a extensionista Social da Epagri de Maravilha, Geny Pereira Lopes, que iniciou com a palestra motivacional – As armadilhas do Ego.

Conforme exposto pela palestrante, o ego nos divide entre ganhadores e perdedores. “Você não se resume às suas vitórias e conquistas. Não há perdedores num mundo onde compartilhamos a mesma energia, existem apenas experiências e estas servem para o nosso aprendizado e crescimento”, frisou Geny.

Após, as participantes tiveram como tema abordado o princípio ativo das plantas. Durante sua germinação e crescimento, uma planta metaboliza e produz centenas de substâncias e compostos que, juntamente com a água e outras substâncias absorvidas pela planta, circulam por um sistema vascular (como ocorre no organismo humano).

Estas substâncias que têm a função de nutrir e proteger a planta, são chamadas de princípio ativo e se utilizadas de maneira correta, podem atuar como medicamento, seja ele preventivo, paliativo ou curativo.

À tarde, as participantes do evento tiveram a prática de tinturas, pomadas e xaropes. “A avaliação do evento foi positiva. As participantes apreciaram a forma com a qual foi conduzido o evento e o assunto colocado com muita simplicidade e sabedoria com gostinho de quero mais e com sugestões para o próximo encontro”, completa a extensionista da Epagri de Saudades, Valquiria Müller Kloh.