Recolha de embalagens de agrotóxicos é realizada em Saudades

A Cooperativa Regional Itaipú esteve realizando, recentemente, mais uma ação de coleta de embalagens de agrotóxicos, no município de Saudades. Foram atendidos cerca de 250 produtores, sendo que em torno de três recolhas são feitas anualmente pela cooperativa.

As embalagens são destinadas a empresas especializadas da região, para que as mesmas deem um destino correto aos vasilhames.

“A recepção das embalagens acontece o ano todo. Além disso, ainda é realizado um dia específico para lembrar e conscientizar os agricultores da importância em dar um destino correto a essas embalagens”, explica o Técnico em Agropecuária, Jones Mohr.

Nesta última semana, segundo dados fornecidos pela Cooper Itaipú, foram recolhidas cerca de 3 mil embalagens, entre vasilhames plásticos e embalagens flexíveis. “Deve ser realizada a tríplice lavagem nas embalagens, além de serem perfuradas, para garantir que as mesmas não sejam reutilizadas para outros fins”, argumenta Mauro Sehn, técnico da cooperativa.

Para o gerente da filial da Cooper Itaipú de Saudades, Marcelo Wiebbelling, a instituição tem se preocupado com o meio-ambiente e com os seus clientes, e por isso compromete-se em recolher e destinar corretamente as embalagens dos agrotóxicos.

“Além de comercializar o produto, a Itaipú também se preocupa em fazer a recolha das embalagens vazias, para que não poluam a natureza e nem causem outros transtornos aos produtores”, completa Wiebbelling.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, essa ação da Cooper Itaipú, na recolha de lixo, é um complemento junto às ações realizadas pela administração municipal. “Estamos realizando, no interior do município, um roteiro de coleta de lixo seco em todas as comunidades. Em parceria com a cooperativa, este trabalho fica ainda mais completo”, conclui.