Hemosc realizará coleta de sangue em Saudades

O Hemosc de Chapecó estará realizando, no dia 13 de novembro (quinta-feira), ação externa de coleta de sangue, no município de Saudades. As coletas de sangue iniciam a partir das 09 horas, com intervalo ao meio-dia, estendendo-se até o final da tarde, no Centro de Formação Paroquial.

De acordo com a enfermeira Fernanda Weber, inicialmente a coleta será voltada a pessoas que já são doadoras, tendo o horário marcado através de agendamento. Para pessoas que não são doadoras, mas têm interesse em ser, a Secretaria de Saúde está organizando uma lista com os nomes, caso sejam necessários no dia.

A enfermeira Marina Lunardi argumenta que, quando a coleta é externa, os doadores já cadastrados têm preferência, pois o Hemosc não consegue trazer todos os equipamentos necessários para realizar os exames de rotina. “Precisamos de 100 doadores, para que o Hemosc se desloque até o município e 20 que fiquem de reserva, caso outros não possam vir”, explica.

Os agendamentos podem ser feitos na Unidade Básica de Saúde, com as enfermeiras Fernanda e Marina, pelos telefones (49) 8839-5572 ou (49) 3334-0233.

A enfermeira Fernanda explica que, antes de doar sangue, as pessoas precisam se alimentar bem, evitando o consumo de bebidas alcóolicas até 12 horas antes da coleta. Podem ser doadores pessoas com idade entre 16 a 65 anos (quando menores, acompanhados por um responsável). “Lembramos ainda para que os doadores tragam suas carteirinhas e um documento de identificação”, completa a profissional.

Com a entrada do verão e em decorrência dos feriados de final de ano e carnaval, o Hemosc intensifica as ações de coleta de sangue, haja vista que o número de acidentes tendem a crescer, o que demanda um maior estoque de sangue. “Temos que lembrar e incentivar que os doadores também continuem a irem ao Hemocentro em Chapecó, pois na coleta que é feita lá se aproveitam todos os componentes do sangue e aqui aproveita-se só um dos componentes”, conclui Fernanda.