Projeto sobre Horta Escolar é desenvolvido na EMEF em Saudades

Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), matutino e vespertino, tiveram uma palestra com a extensionista Valquiria Müller Kloh, sobre “Horta”, sua importância na alimentação e manejo correto.

 

Os estudantes tiveram também uma oficina de prática na horta da escola, com plantio e semeadura de hortaliças. Foram utilizadas palavras chaves como: horta orgânica (controle de pragas com inseticidas naturais), educação ambiental (cuidados com o solo, a presença da matéria orgânica) e educação alimentar (incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para o equilíbrio de nosso organismo).

 

Estes dois eventos vieram ao encontro do Projeto Educação Ambiental: “Pequenas Mãos, Grandes Atitudes”, que é desenvolvido na escola e tiveram por objetivo incentivar o cultivo de hortaliças sem o uso de venenos, promovendo uma vida mais saudável. “As hortaliças, que costumamos chamar de “legumes” ou “verduras”, fazem muito bem à saúde. Elas contêm fibras, vitaminas e sais minerais – nutrientes que ajudam as crianças a crescerem fortes, sadias e inteligentes. São alimentos que realmente melhoram o bem-estar, diminuem os riscos de ficarmos doentes e até retardam o envelhecimento”, completa a extensionista Valquiria.