Oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis são realizadas em Saudades

A Epagri de Saudades, através do Programa SC Rural, realizou uma oficina de reaproveitamento de garrafas pet e sacolinhas plásticas para as sócias das Associações de Mães do município.

 

Este evento teve por objetivo conscientizar as participantes da importância da preservação do planeta, através de práticas simples, com o uso dos 4 R’s (Reduzir o consumo, Reutilizar o que for possível, Reciclar e Reeducar).

 

Todo o resíduo sólido produzido na propriedade deve ser separado. Por exemplo, o seco (vidro, papel, plástico…) do molhado (orgânico – cascas de frutas, de vegetais, erva… que também podem ser reaproveitados através da compostagem). Nesta oficina as participantes tiveram a oportunidade de construir um pufe de garrafas de refrigerante para cada comunidade participante, sob a responsabilidade da extensionista Loiva Geller da Epagri de Cunhataí e a construção de sacolas retornáveis a partir de sacolinhas plásticas, sob a responsabilidade da extensionista Valquiria Müller Kloh. Esta oficina foi realizada na sede do município e no Distrito de Juvêncio.

 

“Cada vez mais se faz necessário o cuidado e a atenção com o meio ambiente. O desequilíbrio provocado pela devastação de recursos naturais está colocando em risco, não só espécies animais e vegetais, mas a sobrevivência do próprio homem no planeta. Uma das formas de revertermos esta situação é o reaproveitamento de materiais recicláveis, evitando uma maior extração de recursos naturais”, completa a extensionista Valquiria.