Formatura dos cursos do Pronatec é realizada em Pinhalzinho

Cursos de Cuidador Infantil e Motorista de Transporte Escolar tiveram início das aulas no começo do ano. Diversos alunos do município de Saudades receberam certificado de qualificação profissional.

Aconteceu na noite de quarta-feira (03), na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, a formatura dos alunos participantes dos cursos de qualificação profissional oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos ministrados foram de Cuidador Infantil e Motorista de Transporte Escolar, sendo que a carga horária foi de 160 horas de formação, iniciada no começo do ano. O curso de Cuidador infantil foi ministrado em Saudades e o de Motorista de Transporte Escolar em Pinhalzinho, beneficiando alunos de ambas as cidades e também alguns alunos de municípios vizinhos.

Conforme a assistente social de Saudades, Giley Veiga, esses cursos são um desafio para os participantes, que necessitam conciliar o trabalho ao dia com o estudo à noite. “Esses desafios fazem parte da nossa vida. Quem consegue enfrentar isso é sem dúvida corajoso”, disse.

Giley aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os alunos e as pessoas envolvidas na realização dos cursos. “Quando a gente busca o aperfeiçoamento, a gente quer crescer, em todos os sentidos, e isso é importante na nossa vida”, frisou.

Para o representante do SEST/SENAT de Chapecó, professor Gelter Ferrerira, o empenho dos municípios para trazer os cursos é de extrema importância para que estes se realizem. “Alguns municípios como Saudades e Pinhalzinho mostram respeito pelo Pronatec e vocês, formandos, devem empenhar-se pelos cursos”, destacou.

Gelter destacou ainda a importância da gratuidade da qualificação, sendo que o curso é um programa do governo federal. “Quero parabenizar os municípios pelo interesse e pela atuação. E vocês, alunos, em especial. Valorizem esses momentos e continuem com os estudos”, aduziu.

Já o vice-prefeito de Saudades, Osmar Prestes (Sadan), falou da necessidade de se preparar para o mercado de trabalho, mais competitivo a cada dia. “Vocês estão se preparando. Conhecimento não se perde nem se tira”, resumiu.

Sadan parabenizou todos em nome da administração de Saudades, falando ainda da necessidade em excelência nos atendimentos. “Isso é necessário porque vocês lidam com pessoas e é importante vocês terem a noção da grande responsabilidade disso. Conhecimento é essencial nos dias de hoje, porque o mundo é muito competitivo”, finalizou o vice-prefeito.