Palestra para alunos do EJA de Saudades aborda o tema “Liberdade Artificial”

Durante a última semana, os alunos do EJA de Saudades tiveram, em suas atividades, uma importante palestra com o Advogado Gerson Alberto Fröhlich sobre o tema da “Liberdade Artificial”. Essa conversa com os alunos buscou o debate se realmente somos livres ou vivemos uma ilusão de liberdade no nosso mundo contemporâneo.

Conforme Gerson, a tríade da revolução Francesa, ou seja, os princípios da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, são a base da quase totalidade das Constituições Federais do mundo, incluindo a do Brasil.

A proposta original da Revolução Francesa de 1789 foi de mais Liberdade (negocial) para todos, o que na teoria forneceria mais Igualdade, e sendo mais iguais seríamos mais Fraternos. “Ocorre que este modelo ainda não se consolidou, avançou-se muito, contudo, há falhas graves, principalmente no que tange à liberdade, pois, a mesma tornou-se uma mercadoria, é vendida nas “prateleiras” do comércio como sinônimo de Felicidade”, explica Gerson.

Para ele, “é comum ouvirmos da própria sociedade e vermos propagandas na mídia que nos dizem que somos livres e felizes se consumirmos, ou seja, se você quer ser livre e feliz, consuma, e com isso, esqueceu-se da Igualdade e da Fraternidade”, aponta o jurista.

Assim, isso se torna uma liberdade ilusória e consequentemente, a felicidade também será, pois jamais será totalmente preenchida, sempre haverá um vazio em nós, e nesta busca constante da Liberdade e Felicidade no consumismo, acaba levando as pessoas a uma vida frustrante, e que por muitas vezes é preenchida com o consumo de drogas tanto lícitas (álcool, “medicamentos”) como ilícitas (crack, maconha, cocaína), destruindo famílias. “Precisamos ser mais fraternos, não somos obrigados a sermos felizes, claro que é bom, desde que seja de forma natural”, conclui Gerson.