Saudades realiza I Conferência Municipal da Cultura

Foi realizada na noite de terça-feira (09), a I Conferência Municipal da Cultura no município de Saudades. Na oportunidade, foram discutidos alguns eixos de ação para elaboração de um plano municipal de cultura, além da escolha de representantes para participarem da conferência estadual, que acontece em Florianópolis.

As conferências de cultura são uma oportunidade para que a sociedade civil e os governos avaliem juntos as políticas culturais da união, dos estados e dos municípios, levantando propostas para o aperfeiçoamento desse plano para a cultura, através de sugestões e críticas da comunidade.

Durante o encontro, foram realizadas apresentações artísticas, através da execução dos hinos Nacional e Municipal pela banda do município e também foi feita a apresentação do Grupo Dass em Cena.

Para o presidente da Associação Cultural de Saudades, Lucas Rohr, as entidades estão envolvidas diretamente com a cultura do município. “É muito importante haver esse debate, para ver as necessidades culturais, entre governo e entidades”, argumentou.

A Secretária da Educação, Zeli Vergues Stein, falou da grande parcela de entidades que participam da cultura em Saudades. “A cultura deve ter um plano, uma política pública que persista. Por isso, temos que pensar metas e ações e, nesse sentido, proporcionar esse debate”, frisou.

Representando o legislativo saudadense, a vereadora Marilise Warmling manifestou o apoio da câmara às atividades culturais do município, destacando a necessidade da participação da população nos debates públicos. “Hoje é uma oportunidade ímpar para vocês que fazem a cultura do município trazer sugestões”, resumiu.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), parabenizou todos os participantes, mencionando que a cultura é muito importante para o município. “Todos nós, entidades, sociedade e poder público, temos a obrigação de fazer cultura”, disse.

Sadan falou ainda da importância da conferência para a elaboração de um plano para a cultura saudadense. “A partir daqui, vão sair as metas que serão definidas para que consigamos manter a cultura do nosso município viva”, explanou.

Para o prefeito Daniel Kothe, a cultura está presente no dia a dia de todas as pessoas, frisando que a administração preza pelo diálogo na construção de políticas públicas no município. “A cultura é aquilo que nós vivemos. Os tempos de hoje, na administração pública, são tempos de muito diálogo. Temos que criar a cultura de participação, pois isso faz parte dos processos democráticos”, aduziu.

O prefeito de Saudades fez ainda uma reflexão sobre a cultura e o homem, frisando a importância em discutir as diferentes manifestações culturais. “O homem é um ser que tem cultura. Pela forma de fazer cultura, ele se distingue como um ser que tem sua própria forma de ação. Essa conferência, além de discutir manifestações culturais do povo saudadense, também é uma forma de discutir o momento que vive nosso país”, concluiu Daniel.

Durante a conferência, foram apresentados os eixos de ação, sendo eles: 1) Implementação do Sistema Nacional de Cultura; 2) Produção simbólica e diversidade cultural; 3) Cidadania e direitos culturais; 4) Cultura e desenvolvimento. Após os debates, foram elencadas sugestões de ações para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, bem como foram escolhidos os representantes que participarão da etapa estadual das conferências culturais.