Homenagem do PNAIC para as professoras alfabetizadoras

A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.( pacto.mec.gov.br/)

O trabalho do professor é incansável. Não desistimos facilmente pois sabemos que  nossos alunos esperam muito de nós: conhecimento, compreensão, acolhimento, amor, alegria, coragem para superar e enfrentar os desafios de cada dia. Ela só conseguirá assimilar o que objetivamos se ela sentir que aquilo  é importante  e vai ajudá-la de alguma maneira na sua vida.  A aprendizagem lhe dará confiança e a fará feliz. Mirna Thiesen Richter, 3º ano.

Analisando a educação hoje, os alunos que vem com uma vontade imensa de aprender  e você  ter a oportunidade e o dever de ajudar e ensiná-los, é muito gratificante ver que eles estão apreendendo. É de uma emoção, uma felicidade em sentir que seu deu resultado. A responsabilidade de ser professor é muito grande, precisamos amar nossa profissão. Cléris Regina Weber, 2º ano.

Guiar, mediar, ensinar e aprender…. São ações inerentes ao ser humano em todas as profissões, principalmente ao professor! Dispor-se a dar o melhor de si, buscando, pesquisando, inovando e incentivando os alunos na busca pelo conhecimento, frisando sempre a importância de estabelecer confiança em si mesmo em busca da superação das dificuldades, apostando na sua criatividade, empenho e paralelamente confiar no professor. Atuo nesta profissão desde 1984, me sinto feliz em fazer parte da alfabetização de várias gerações. Liane Teresinha Hinning, 3º ano.

Ser professora é um desafio cativante. Uma “construção” profissional e pessoal. Com momentos de alegrias e tristezas, conquistas, realizações,…. é uma “partilha” de conhecimentos entre professora, criança e família. É um caminho a trilhar entre o ensinar e aprender, acertar e errar, perceber e ocultar, amando apesar das limitações. Ser professora é admirar-se da simplicidade de uma criança, da sua curiosidade e da sinceridade de suas palavras. Adriana Filippi, 1º ano.

Trabalhar como professora do 1º ano é muito gratificante. Percebemos a cada dia o crescimento, a alegria das crianças em descobrir como se lê, como se escreve e como se faz continhas. É muito bom quando eles te curvam para dar um abraço, para mostrar algo ou para conta uma novidade. Tudo o que eu espero da minha profissão é de que as crianças lembrem das pequenas coisas que busquei ensinar e dos momentos que com muito carinho tentei ajudá-los. Letícia Stein Klaus, 1º ano / Orientadora PNAIC.

Eu sempre queria ser professora na minha infância e adolescência nas escolas das profissões na escola. Hoje sou professora com muito orgulho e perceber quando uma criança desenvolve seu aprendizado na sala fico cada vez mais orgulhosa. Sempre há frustração em relação a turma, alguns avança mais outro menos e me realizo quando um aluno pede ajuda, perguntando se é dessa forma ou jeito que se faz a atividade. Quando acontece essa pergunta é sinal que entenderam e internalizaram a atividade proposta. Enfim, adoro meu trabalho, ser professora. Teresinha Izabel Hoss Donna, 2º ano.

Ser professora é muito mais que transmitir conhecimentos. É ensinar com dedicação e paciência. É importar-se com o educando numa dimensão de quem cultiva uma planta rara que necessita de atenção amor, cuidado e ter a certeza de que tudo terá valido apena, se o educando sentir-se feliz pelo que aprendeu. Renate Maria Sulzbacher Morh, 2º ano.

É satisfatório contribuir na aprendizagem dos alunos, ler suas produções, ver as evoluções e o interesse que o educando demonstra no percorrer da caminhada. É gratificante conhecer o aluno ouvir suas histórias. Amo ser alfabetizadora. Judite Feltes, 2° ano.