Atividades com grupos de hipertensos têm continuidade

          Em todas as quartas-feiras, acontecem em Saudades as reuniões dos grupos de hipertensos, sendo que estes grupos estão subdivididos em sete grupos. “Isto é feito para se realizar um melhor trabalho da equipe de enfermagem”, destaca a enfermeira Fabiane Carla Lasch.

Nestes grupos, são realizadas diversas atividades como palestras educativas, verificação da pressão arterial, orientações de enfermagem, distribuição de medicamentos. Nas palestras educativas, sempre se procura trabalhar com o grupo algo relacionado à sua doença, aos cuidados que os mesmos devem ter, como boa alimentação, exercícios físicos, dentre todas as problemáticas que uma pessoa hipertensa pode ter.

Como causa isolada, a hipertensão arterial é a mais importante morbidade do adulto. Mesmo face à efetividade do tratamento medicamentoso e não medicamentoso, é uma doença de difícil controle provavelmente devido à baixa adesão ao tratamento. “Os profissionais da área da saúde devem buscar estratégias para melhorar a adesão dos hipertensos ao tratamento. Nesse sentido, o Programa Saúde da Família pode ser útil, pois pode ajudar os hipertensos a obterem o controle da doença no contexto da família”, completa Fabiane.