Secretaria da Saúde participa da Semana SIPAT na Empresa Finestra

Na terça-feira (23), a Secretaria da Saúde de Saudades, participou de mais uma atividade de prevenção à saúde dos funcionários da empresa Finestra, na Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT).

Nesta oportunidade, a enfermeira Liamara Hoffmann esteve aferindo a pressão arterial dos funcionários. “Entregamos aos mesmos um panfleto educativo sobre o que é a pressão arterial, sinais, sintomas da hipertensão arterial e como podemos preveni-la. Esta atividade aconteceu no período da tarde, onde conseguimos atender os funcionários dos dois turnos”, comenta a enfermeira.

Para os funcionários que estavam com a pressão arterial alterada, foi feito agendamento de consulta médica para início de tratamento.

“Estas atividades de prevenção são muito importantes. Sabemos hoje, que a hipertensão arterial é considerada uma assassina silenciosa, já que na maioria das vezes o paciente não sente nada, nenhum sintoma característico da doença como cefaléia, náuseas, dor na nuca etc”, explica a enfermeira Fabiane Lasch.

Estas iniciativas de prevenção motivam também outras pessoas a cuidarem de sua saúde, com a realização de exames de rotina básicos, como por exemplo, mamografia, exame preventivo do colo uterino, exame da próstata, entre outros.