Saudades realiza VI Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Saudades, Administração Municipal e Secretaria de Assistência Social, realizaram na tarde de quinta-feira (08), a VI Conferência Municipal de Assistência Social.

Nesta edição, o tema da conferência foi “Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O encontro foi realizado no Clube XV de Novembro. Conforme a assistente social do município, Sueli Kunz, o encontro serve para propor a efetivação e gestão da assistência social, ajudando na construção do SUAS e da Assistência Social em Saudades.

Representando a Câmara de Vereadores de Saudades, Marilise Warmling falou do importante trabalho que a equipe do setor social desenvolve no município. “O papel da assistência social tem muito a ver com o papel dos vereadores, que é levar as necessidades e anseios da população ao executivo, só que neste caso, na área social”, ponderou.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), falou da importância da conferência para a construção de políticas públicas que deem resultados no dia a dia. “É por causa do bem estar de vocês que começamos a coletar ideias para elaborar políticas públicas que podem ser aplicadas, futuramente, a nível de Estado e Brasil”, frisou.

Para o prefeito Daniel Kothe, os municípios do país tiveram um avanço significativo nos últimos anos, em especial na melhoria do IDH. “Encontramos, nos dias atuais, um conjunto que criam condições de inserção, como programas de habitação, nas áreas da saúde e educação”, destacou.

Conforme Daniel, entre as prioridades do governo, está a intersetorialidade das políticas públicas, oferecendo condições de ensino e saúde, principalmente, às famílias mais carentes, mesmo que sejam beneficiárias de programas como Bolsa Família.

O prefeito saudadense acredita ainda que, para melhor andamento dos programas, todas as pessoas têm que ser inseridas no mercado de trabalho formal, para comprovar renda, por exemplo, para adquirir sua casa própria. “Temos que inserir essas pessoas no contexto social, para que elas tenham acesso aos programas do governo, e também tenham direito a uma educação, saúde e bem estar social”, completou Daniel.

Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Saudades, Solani Kappaun, a conferência é um momento único para se discutir, avaliar e conferir os avanços obtidos e o que o município pretende, tratando-se de políticas sociais. “As conferências adquirem singular importância para avaliar e concretizar os avanços já conquistados nas políticas públicas de assistência social, ampliando a consolidação da democracia em nosso país, com a efetiva participação da comunidade”, explanou.

Após a abertura da VI Conferência, a assistente social Roselaine Klaus Camatti proferiu a palestra sobre o processo de gestão do SUAS. "É fundamental que todas as pessoas envolvidas com a política pública da assistência social, comprometam-se e identifiquem-se com ela", afirmou.