Município de Saudades recebe nova escavadeira hidráulica

A tarde chuvosa do sábado (10), não impediu que várias pessoas comparecessem ao ato de entrega da nova escavadeira hidráulica ao município de Saudades. Além dos munícipes presentes, prestigiaram a cerimônia o Deputado Federal Pedro Uczai, Deputado Estadual Dirceu Dresch, empresários e autoridades saudadenses.

A nova escavadeira foi conseguida através de emenda parlamentar do Deputado Pedro Uczai, com o restante de contrapartida da municipalidade. O Deputado Estadual Dresch esteve também articulando a liberação de recursos ao município, para compra da máquina.

A escavadeira, da marca Hyundai, modelo 140 LC – 9S Robex, possui cabine, ar condicionado e rádio, com peso operacional de 14,2 toneladas. O valor inicial orçado da escavadeira era de R$ 350 mil, sendo R$ 250 mil advindos do Governo Federal. O valor final, após o pregão, foi de R$ 302 mil, representando uma economia de cerca R$ 48 mil para o município de Saudades.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Flávio Hübner, essa máquina vem somar muito aos trabalhos do DMER. “Para nosso município, que é grande em termos de área, esse é um equipamento importante para nosso parque de máquinas, para ajudar a suprir as demandas”, disse.

Para o presidente do legislativo saudadense, Everson Jandrei Weber, que falou em nome da câmara, o empenho de pessoas como os deputados Uczai e Dresch foi importante para mais essa conquista. “A demanda de serviços é grande em nosso município, mas a administração está cada dia mais preparada para suprir isso”, argumentou.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), reforçou o agradecimento aos parlamentares. Para ele, essa máquina é uma conquista muito importante para o setor. “Esse é o pontapé inicial para, dentro de um planejamento, pensar num projeto para atender todo o município, priorizando os serviços de caráter público”, aduziu Sadan.

Já o Deputado Estadual Dirceu Dresch disse que esse é um momento importante, principalmente para os pequenos municípios. “Essas máquinas, vindas através do Governo Federal, são um marco para nossos municípios”, frisou, manifestando ainda que todo o país está recebendo recursos e, em breve, mais subvenções serão destinadas.

O Deputado Federal Pedro Uczai falou da importância de um município poder fazer uso de uma máquina com tamanha qualidade, para atender os serviços essenciais. “Isso possibilita uma humanização na relação da área pública”, resumiu. Uczai também se colocou à disposição de Saudades, para ser parceiro em outros projetos.

Para o prefeito Daniel Kothe, o DMER está desenvolvendo um trabalho exemplar, com planejamento e organização. “Podemos fazer ainda muita coisa, basta haver um bom planejamento de todas as ações”, resumiu.

O prefeito ainda elencou alguns dos equipamentos já comprados para esse ano – um trator de pneus (cerca de R$ 100 mil), um caminhão caçamba (R$ 150 mil), uma escavadeira hidráulica (R$ 302 mil) – e outros que estão por vir até o final de 2013 – um rolo compactador (R$ 297,5 mil), um caminhão através da Funasa, traçado (cerca de R$ 250 mil), uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caçamba, através do PAC 2 (cerca de R$ 1,15 milhões), e um britador, através do deputado Uczai (R$ 300 mil). Totalizando, o montante de recursos previstos em investimento para aquisição de máquinas para o DMER, gira na cifra de R$ 2,5 milhões, só para este ano.

Conforme Daniel, esse investimento maciço no DMER deve-se, principalmente, pela enorme extensão das estradas no meio rural – que giram em torno de 800 km. “A área de Infraestrutura, o qual abrange o DMER, junto com a Saúde e a Educação, foram elencados como prioritários no nosso governo. Por isso, estamos trabalhando focados na aquisição de novas máquinas, para ampliar os trabalhos desenvolvidos pelo setor”, esclarece o prefeito.