Avenida Brasil terá reestruturação nas calçadas

Foi realizada na quarta-feira (14), no auditório da Câmara de Vereadores em Saudades, às 19:00 horas, uma reunião entre a Administração Municipal e os proprietários dos terrenos na Avenida Brasil – trecho da ponte até a Finestra – para discutir sobre a acessibilidade via, com a substituição das calçadas existentes por calçadas do tipo Paver, dentro dos padrões exigidos pela legislação.

O prefeito Daniel Kothe, inicialmente, expôs os motivos para a reestruturação, enfatizando que a reunião era um encontro para troca de ideias, para levantar sugestões e opiniões sobre a as calçadas. “A ideia de reestruturar a avenida não é uma imposição da Administração, mas sim um início de conversa. O município quer ser parceiro e obviamente o vai ajudar”, destacou.

Conforme o Secretário de Administração, Rogério Antônio Sehnem, muitos proprietários de imóveis ou terrenos já tomaram a iniciativa de reformar as calçadas. “Outros, perguntam e querem fazer, onde a grande dúvida se resume nas arvores de sombra e por isso estamos fomentando as melhorias”, explica.

Ainda de acordo com Rogério, em janeiro 2013 foi sancionada a Lei n. 12.587/13, que estabelece as diretrizes da Politica Nacional de Mobilidade Urbana, que terá que ser implantada nos municípios até 2015, com o objetivo de instituir diretrizes e dotar os municípios de instrumentos para melhorar as condições de mobilidade e a acessibilidade das pessoas. “O município sugeriu que estaria propenso a auxiliar na retirada das calçadas e fornecer o pó de brita como contribuição, ficando as calçadas sob a responsabilidade do proprietário”, completou o Secretário.

O critério de escolha da Avenida Brasil se deu pelo fato da via ser na área central da cidade, onde a circulação de pessoas é maior. Foram feitas ainda sugestões que esta iniciativa fosse estendida para outras ruas.

Proprietários de terrenos e imóveis aprovaram iniciativa

Durante o encontro, alguns interessados se pronunciaram e manifestaram interesse na padronização das calçadas. Conforme Plínio Muller, os moradores têm compromisso com a cidade. “Acho ótima a ideia e a intenção da Prefeitura. Isso faz parte do paisagismo e estamos atrás de outras cidades menores neste quesito. Está na hora de se fazer algo”, comentou.

A arquiteta Berenice Müller apresentou um projeto inicial com bancos nas esquinas, e pintura de faixas com elevação. Essa ideia, amplamente discutida assentou que a prefeitura irá apresentar um projeto de toda a Avenida Brasil, com sugestões de arborização.

Após retirada dos canteiros, pintura das faixas de segurança

O prefeito Daniel Kothe explanou que, nos próximos dias, estarão sendo pintadas as faixas de segurança, com a máquina de pintura do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (CIDIR), onde o município faz parte. “A tinta já foi adquirida, basta apenas a máquina estar liberada para iniciar os serviços”, explicou.

Para a padronização das calçadas com Paver, em acordo com os participantes da reunião, foi sugerido uma proposta de lançar o programa e a empresa executora parcelar o valor em 12 vezes. Por sorteio, será definido onde irão os trabalhos.

O município irá apresentar uma sugestão de projetos e nos próximos 14, dias será convocada outra reunião para definição do projeto a ser adotado.