Hemosc de Chapecó realiza coleta de sangue em Saudades

A Secretaria Municipal de Saúde de Saudades, com o apoio do Hemosc de Chapecó, realizou a coleta de sangue com doadores do município. A ação ocorreu na quinta-feira (13), no Centro de Formação Paroquial da Sagrada Família, com a participação de aproximadamente 100 doadores.

De acordo com o secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, “sempre quando a Secretaria Municipal da Saúde tem a oportunidade de realizar uma ação diferente é gratificante. E hoje, com a colaboração do Hemosc de Chapecó, estamos realizando uma ação que já buscávamos há pelo menos 15 anos, que é a coleta externa de sangue, ou seja, fora do centro. É a forma que encontramos para que as pessoas possam fazer esse gesto de caridade, de amor, de carinho, para com o semelhante, para tentar salvar vidas”, destacou o secretário.

Zé Ricardo agradeceu a todos os doadores, que se dispuseram em contribuir com o Hemosc nesse dia. “Em nome da Secretaria Municipal da Saúde e da Administração, queremos agradecer a todas as pessoas que se dispuseram a participar desta ação e, da mesma forma às pessoas que se inscreveram e fizeram a doação”, completou.

Já a funcionária do Hemocentro, Eliana, que esteve diretamente envolvida nos trabalhos, destacou que esta é a primeira vez que o Hemosc vem a Saudades para coleta de sangue. “É uma iniciativa muito importante, já que existe um grupo grande, formado por doadores do município, que se desloca com frequência para Chapecó para doação. De acordo com a capacidade de coleta e de acordo com as normas técnicas, há um número limitado de doações, que acreditamos chegue, durante o dia todo, a 100 atendimentos”, enfatizou Eliana.