Associação dos Hipertensos de Saudades realiza encerramento do ano

No dia 08 de novembro, foi realizado o encontro de encerramento da Associação dos Hipertensos de Saudades, referente ao ano de 2014. Na oportunidade, aconteceu uma celebração com o Padre Geraldo Tecchio, da paróquia Sagrada Família, e em seguida uma palestra proferida pelo médico Cassio Kadri, sendo que o mesmo abordou assuntos como: dores musculares, cuidados em casa, a importância dos exercícios.

À tarde, após o almoço de confraternização, ocorreu entrega de brindes a todos os participantes e danças.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica, geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença.

“A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então, quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular”, destaca a enfermeira Fabiane Lasch. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Este encontro foi promovido pela Associação, em conjunto com a Secretaria de Municipal da Saúde e administração municipal, como forma de motivação e também confraternização. “A Associação está aberta a todos os hipertensos que dela desejam participar”, resume Fabiane. O objetivo em participar da Associação de Hipertensos é troca de experiências, os cuidados e muitas informações repassadas sobre a referida doença.