Palestra sobre Parkinson e Alzheimer é realizada no CRAS

Foi realizada ainda no mês de outubro, uma palestra educativa sobre as doenças de Parkinson e Alzheimer, para os cuidadores de idosos do município de Saudades. O evento teve a participação da assistente social Sueli Kunz e da psicóloga Raquel Dalcero, com a palestra sendo proferida pela enfermeira Fabiane Lasch.

“Na oportunidade, foram elencadas formas de abordar as pessoas portadoras destas doenças, mas também formas de prevenção, cuidados com os pacientes, exercícios para os pacientes portadores de Parkinson e Alzheimer, como forma de fortalecimento para com os cuidadores e a equipe que realiza as atividades junto aos cuidadores”, explica a enfermeira Fabiane.

A doença de Alzheimer (Alois Alzheimer, neurologista alemão que primeiro descreveu essa patologia), provoca progressiva e inevitável deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade.

Já o mal de Parkinson é uma doença do cérebro que provoca tremores e dificuldades para caminhar, se movimentar e se coordenar.