Saudadenses participarão de encontro latino-americano das CFR’s no Maranhão

Entre os dias 19 a 27 de novembro, o Diretor da Casa Familiar Rural de Saudades, Alison Ivonei Hoss, juntamente com o presidente da Arcafar-Sul, Sadi Bao, estarão participando, em São Luiz, no Maranhão, do encontro latino-americano das Casas Familiares Rurais.

O encontro é realizado em parceria com uma comitiva da França, que faz o planejamento das CFR’s. “Este encontro terá como objetivo fazer um projeto para os anos de 2015 a 2018, ou seja, um projeto para o futuro”, resume Alison.

Os custos serão bancados pela entidade francesa. O curso abordará temas como levantamento de custos por aluno, para que as Casas Familiares possam montar um planejamento mais efetivo de suas atividades. “Isso vai ser discutido pois há uma possibilidade da França estar financiando as Casas Familiares Rurais, através da Arcafar-Sul”, explica o Diretor.

As Casas Familiares são um modo específico de formar e educar pessoas que vivem no meio rural. São destacados dois eixos principais que dão base para o projeto de formação proposto: a Pedagogia da Alternância e da Presença e a Associação das Famílias.

O movimento das Casas Familiares Rurais nasceu na França, entre 1935 e 1937, a partir da necessidade de criação de uma escola que suprisse as carências reais e solucionasse problemas vivenciados no campo. Na década de 50, essa formação profissional, aliada à educação humana para filhos de agricultores, começa a crescer e migrar para outros países da Europa. Atualmente, expandiu-se para os cinco continentes, com a mesma concepção – formar jovens para provocar o desenvolvimento global do meio rural.

No Brasil a primeira Casa Familiar Rural surgiu no Paraná, em 1984, e em Santa Catarina, surge a primeira Casa Familiar do Mar, no município de São Francisco do Sul. Posteriormente, em 2003, surge na Bahia a primeira casa Familiar Rural e, um ano depois, a Casa Familiar do Mar, situadas na região do Baixo Sul.