Vigilância Sanitária realiza palestra com proprietárias de salões de beleza

Na tarde de segunda-feira (17), a Secretaria da Saúde de Saudades, através do setor de Vigilância Sanitária, realizou uma importante palestra com as donas de salões do beleza do município. O encontro foi no Clube XV de Novembro.

Estiveram presentes, além do público-alvo da palestra, o Secretário de Saúde José Ricardo Ternus, a responsável pela vigilância sanitária no município Varnise Kipper, a enfermeira Fabiane Lasch, a fiscal da vigilância sanitária estadual e enfermeira Beatriz Soares e a engenheira civil Rebeca Pilar.

O assunto abordado no encontro foi a normativa n. 004/13, adotada pelo estado, que regulamenta toda a parte de esterilização dos equipamentos e materiais utilizados nos salões de beleza.

A enfermeira Fabiane, durante a tarde, falou sobre a parte técnica, como esterilização, patologias, entre outros assuntos. “Abordamos as práticas corretas, que os profissionais devem adotar, para seguir essa normativa implantada pelo estado, pois eles trabalham com a saúde das pessoas”, destacou.

De acordo com Varnise Kipper, este já é o segundo treinamento ofertado aos proprietários dos salões. “Há uma nova legislação estadual, que sofreu algumas modificações nas normativas. Antes de fazermos vistorias, achamos interessante trazer alguém da vigilância do estado para repassar essas informações aos donos estabelecimentos em nosso município”, frisou.

Em sua palestra, a enfermeira e fiscal da vigilância Beatriz Soares abordou a instrução normativa n. 004/13. “É importante que os proprietários dos salões de beleza percebam a importância do trabalho deles. Desde março esta normativa está sendo cobrada pelo estado. Então, procuramos abordar o que é exigido por esta lei, como por exemplo a utilização de autoclave para esterilização dos materiais e também a destinação correta dos lixos desses estabelecimentos”, pontuou.

Para o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, todas as ações da vigilância sanitária no município são importantes, principalmente porque esta é a porta de entrada da saúde pública. “Isso é importante para que a saúde pública de fato aconteça. Ações como essa são importantes para termos um atendimento na saúde com ainda mais qualidade em nosso município”, completou.