Aula inaugural do Pronatec é realizada na CFR de Saudades

Foi realizada na terça-feira (11), na Casa Familiar Rural de Saudades, a abertura do curso de Assessoria e Planejamento da Propriedade, realizado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O evento, que teve início às 19 horas, contou com a presença do vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Diretor da CFR Alison Ivonei Hoss, Instrutor do Senar Erno Menzel, Supervisora do Senar e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De acordo com o Diretor da CFR, Alison Hoss, o curso é voltado para agricultores e filhos de agricultores, sendo bancado pelo Ministério da Agricultura. A carga horária será de 240, tendo duas aulas/semana, realizadas à noite. O término está previsto para maio do ano que vem, sendo que 15 alunos estão realizando o curso.

“Para a Casa Familiar, esse curso é de extrema importância, pois apoia a permanência do jovem no meio rural e dá condições para administrar a propriedade, realizando um planejamento correto das ações”, destacou Alison.

Conforme o Diretor, o Governo Federal, através do Pronatec, ajuda os alunos com custos, como por exemplo, deslocamento até a instituição. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Entre os objetivos buscados pelo Programa, estão os de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do ensino médio.

Para o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o curso é uma forma de os jovens e dos proprietários rurais adquirirem conhecimento. “O mercado de trabalho de hoje exige cada vez mais aperfeiçoamento, e no meio rural não é diferente. Então, cursos como este possibilitam que vocês adquiram ainda mais informações que serão úteis no dia a dia, em suas propriedades”, concluiu Sadan.