Jovens rurais saudadenses realizam capacitação através da Epagri

No último dia 13 de novembro, aconteceu a formatura de 28 jovens dos municípios de Saudades, Riqueza, São Carlos, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Anchieta e Barra Bonita no curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo. O curso foi realizado no Centro de Treinamento de São Miguel do Oeste (CETRESMO).

Os jovens de Saudades participantes foram: Airton Lehnen, morador na Linha São Carlos, Cleonice Scwendler, moradora na Linha Maipú, Ederson Wickert, morador na Linha Tigres e Vantoir Kapp, morador na Linha Araçazinho. Estiveram presentes na formatura, o Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, familiares dos alunos e a Extensionista Valquiria.

Os objetivos do curso foram estimular a liderança com espírito empreendedor e de sustentabilidade, oportunizar a inserção do jovem no mundo digital e nas redes sociais, desenvolver iniciativas que agreguem valores aos produtos, serviços e espaços, potencializando e criando alternativas de renda, lazer e cultura com a cidadania no campo.

Eles ainda tiveram a oportunidade de discutirem temas como liderança, empreendedorismo, inclusão digital, práticas integradoras de lazer e de autoconhecimento; novas oportunidades econômicas e ambientais voltadas ao emprego, á renda e á produção agrícola e não agrícola; gestão de negócios, da propriedade e do ambiente, considerando as potencialidades regionais.

Os jovens também assumiram a responsabilidades em diferentes situações e elaboraram seus projetos de vida levando em conta aspectos sociais, ambientais e econômicos. A metodologia utilizada durante o curso de 240 horas/aulas abordou aspectos teóricos, práticas de experimentação e troca de experiência e, após o curso, a Epagri municipal e a Secretaria da Agricultura darão o suporte necessário.

“O curso é financiado com recursos do Programa Santa Catarina Rural (SC Rural), através do Governo do Estado, com parceria da prefeitura municipal de Saudades, que se responsabilizou pelo transporte desses jovens do município até o Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste”, destaca a extensionista Valquiria Muller Kloh.

Para os jovens, o curso foi uma ótima experiência, pois possibilitou ampliar os conhecimentos sobre o setor agrícola. Com isso, ocorrerão mudanças, melhoramentos e certamente investimentos na propriedade e, desta forma, aumentará a renda e a qualidade de vida da família.