“Dia D” de coleta de lixo eletrônico e tóxico será neste sábado

No próximo sábado (22), acontecerá em Saudades o “Dia D” de coleta de lixo tóxico, organizado pela ACISC/CDL de Saudades. A ação acontecerá em parceria com a empresa Alpha Materiais Tóxicos.

A campanha de coleta de material eletrônico acontecerá na Praça Central de Saudades, de modo que os materiais deverão ser entregues até às 15h. Os materiais também poderão ser entregues antecipadamente na ACISC/CDL, local em que ação ocorrerá no sábado, em caso de chuva.

Os materiais a serem coletados serão os seguintes: gabinetes/CPU, monitores CRT e TVs, processadores, placas de circuitos eletrônicos, impressoras, pilhas/materiais de Chumbo (Pb), placas-mãe, fontes/nobreak/estabilizadores, celulares, vídeos Cassete/DVDs, drivers, telefones/celulares, HDs, rádios/vitrolas, mouse e teclados.

Muitos materiais, por serem contaminantes, demandam certo cuidado tanto em seu manuseio, quanto no modo de transportá-los e também no seu desmanche. Dessa forma, existem alguns materiais que serão coletados somente com o pagamento de R$ 0,50, por unidade, a saber: lâmpadas fluorescentes, tonners e materiais diversos alterados. Já pelos tubos de imagem será cobrado o valor de R$ 5,00 (cinco reais) a unidade.

As lâmpadas devem vir embaladas em papelão ou em caixas próprias para lâmpadas. Os lixos tóxicos e eletrônicos não podem ser descartados no lixo comum ou em locais impróprios, pois a legislação exige que estes tenham um destino correto. A pessoa que descartar qualquer tipo de lixo em local impróprio está sujeita a responder por crime ambiental, conforme está previsto na Lei n. 9.605/98.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Elói Hoss, destaca que as pessoas devem tomar cuidado na hora de comprar estes produtos, principalmente lâmpadas, dando preferência às empresas que recebem de volta os produtos queimados ou estragados. “Do contrário, na hora do descarte, o consumidor terá que pagar para encaminhar estes materiais ao destino correto”, argumenta.

Hoss afirma ainda que hoje, uma das maiores preocupações tanto do poder público como da sociedade, é a destinação correta do lixo. “Um dos assuntos mais relevantes da atualidade é a busca por um ambiente mais saudável daqui para frente, pensando no futuro”, completa.