Saudadenses completam 200 km em prova de ciclismo de longa duração em Chapecó

Você sabe o que é Audax? Criado na França em 1904 por Henri Desgrange, o Audax, define-se como uma prova de regularidade, resistência e união, já que esta prova exclui permanentemente qualquer noção de competição. 

Trata-se de uma prova de superação, onde o objetivo principal é percorrer 200 quilômetros devidamente balizados pela organização, no prazo máximo de 13:30 horas, para conquistar o Brevet 200 km.

No dia 12 de junho 1897, 12 ciclistas italianos tentaram ir de bicicleta de Roma até Nápoles (230 km), entre o nascer e o pôr do sol. Nove tiveram êxito, e a sua tentativa foi qualificada de audaciosa (Audax: do latim “audacioso”). Isto deu lugar a numerosas saídas em grupo e o nascimento do ciclo turismo.

Partir juntos, chegar juntos: o Audax, não é somente praticar um exercício físico de resistência, porque a fórmula exclui qualquer noção de competição. É também, e sobretudo, praticá-lo junto de maneira solidária, com o mais forte ajudando os outros a atingirem o objetivo.

As competições são organizadas da seguinte maneira: para o Brevet de 200 km, não há requisito prévio. Ele habilita à participação no Brevet de 300 km. Assim, conquista-se a participação na etapa de 400 km, chegando ao ponto final da série: 600 km. Depois disto, provas de 1.200 km, praticados fora do Brasil, fecham o ciclo completo da modalidade mais antiga de ciclismo na era moderna. Os brevets têm um tempo máximo para serem completados, da seguinte maneira:

DISTÂNCIA KM  TEMPO MÁXIMO

200km                13h30min
300km                20h
400km                27h
600km                40h
1.200km             90h

Abrindo a série 2014/2015 (o calendário vai de novembro a outubro do ano seguinte), a cidade de Chapecó sediou o primeiro Brevet de 200 km, realizado no oeste catarinense, no dia 09 de novembro, com largada em Chapecó, passando pelas cidades de Nova Erechim, Pinhalzinho, Maravilha e Tigrinhos. Todos os ciclistas que concluíram o trajeto dentro do tempo receberam medalha e certificado alusivos ao evento.

Os atletas saudadenses Tiago Knorst, Clausiane Schabarum e Dióli Sczmanski cumpriram a distância de 200 km e, portanto, conquistaram o Brevet que lhes possibilita percorrer os 300 km em Florianópolis – SC ou Teutônia – RS. “Entre as principais dificuldades, pode se citar a altimetria do trajeto e a alta temperatura (43ºC), fatores que dificultaram ainda mais a conclusão da prova”, destaca Sczmanski.